Nesta semana, a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), da qual o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) faz parte, liderou uma mobilização em Brasília para cobrar no Congresso Nacional a efetivação da nova carreira.
A atuação da Cobrapol contou com a participação do diretor Humberto Mileip, que também representa o Sindipol/ES na diretoria nacional da entidade. O objetivo principal foi reforçar junto aos parlamentares federais a necessidade de adequação das leis estaduais à Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, principalmente a criação obrigatória do cargo Oficial Investigador de Polícia.
A mobilização ganhou visibilidade nacional, sendo destaque em reportagem publicada pelo portal UOL nesta sexta-feira (14/06), evidenciando a importância do tema e a mobilização das entidades representativas dos policiais civis.
Atuação no Espírito Santo: articulação com deputados estaduais
No Espírito Santo, o Sindipol/ES também está atuando politicamente para garantir que a implementação da LONPC aconteça de forma transparente e com acompanhamento legislativo. Na última quinta-feira (13/06), representantes do Sindicato se reuniram com os deputados estaduais Coronel Wellington e Danilo Bahiense, ambos membros da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
Durante a reunião, o Sindicato solicitou oficialmente a criação de uma Subcomissão no âmbito da Comissão de Segurança da Ales para acompanhar a aplicação da LONPC no Estado, uma vez que até agora apenas houve a criação do cargo de Oficial Investigador, mas diversas outras importantes adequações são necessárias. O pedido foi prontamente atendido, e os parlamentares se comprometeram a dar encaminhamento à criação da Subcomissão nos próximos dias.
O Sindipol/ES reforça seu compromisso de seguir atuando em todas as frentes – nacional e estadual – para garantir que os direitos dos policiais civis sejam respeitados e que a implementação da LONPC ocorra de forma justa, transparente e com participação da categoria. O Espírito Santo é um dos quatros estados onde o cargo já foi implementado.
"A mobilização vai continuar. Estamos atentos e engajados para garantir que essa conquista não fique apenas no papel. A categoria pode contar com o Sindicato nessa luta", afirma Humberto Mileip, diretor do Sindipol/ES.
O Sindicato seguirá acompanhando os desdobramentos e manterá a categoria informada sobre os próximos passos dessa importante pauta.
