Uma pesquisa nacional realizada pela AtlasIntel/Bloomberg revelou que a Polícia Civil é a instituição em que os brasileiros mais confiam. Segundo os dados, 60% da população afirma confiar na Polícia Civil, número que coloca a categoria no topo da lista, à frente de todas as demais instituições avaliadas.
Em segundo lugar aparece a Polícia Militar (56%), seguida da Igreja Católica (53%) e da Polícia Federal (49%). O levantamento também mostrou índices de confiança em outras instituições, como o Supremo Tribunal Federal (49%), Governo Federal (47%), Banco Central (46%), Prefeituras (46%), Governos Estaduais (43%), Forças Armadas (30%) e Congresso Nacional (12%).
Reconhecimento ao trabalho dos policiais civis
O resultado demonstra o reconhecimento da sociedade ao trabalho árduo, duro e forte dos policiais civis, que, mesmo diante de grandes dificuldades e limitações, conseguem entregar resultados expressivos em defesa da vida, da segurança e da justiça. No Espírito Santo, por exemplo, o estado, graças ao trabalho dos policiais civis, a cada ano cresce no número de resolução de homicídios, ao mesmo tempo em que diminui o número de mortes.
Para o presidente do Sindipol/ES, Aloísio Fajardo, esse é um dado que reforça a importância da categoria e da luta por melhores condições de trabalho:
“Esse resultado é fruto da dedicação diária dos policiais civis. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, seguimos firmes, investigando, solucionando crimes e defendendo a sociedade capixaba e brasileira. A confiança da população nos enche de orgulho e também de responsabilidade. O Sindipol/ES continuará atuando fortemente para valorizar a nossa categoria, buscando melhores condições e reconhecimento para cada policial civil.”
Compromisso com a valorização da categoria
O Sindipol/ES tem atuado em diversas frentes em defesa da Polícia Civil, seja no campo político, institucional ou social. Entre as vitórias mais recentes da luta sindical estão a conquista do pagamento da diferença do 13º salário, a realização de concurso público e a criação do cargo de Oficial Investigador de Polícia, avanços que reforçam o reconhecimento e a valorização dos profissionais que estão na linha de frente da segurança pública.
Essas conquistas, somadas ao resultado da pesquisa, reafirmam que a confiança da população é construída com muito trabalho, dedicação e compromisso com a verdade. O Sindipol/ES seguirá lado a lado com cada policial civil, fortalecendo a categoria e defendendo aqueles que todos os dias dedicam suas vidas à segurança pública.
