O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) realizou nesta sexta-feira (12) uma Assembleia Geral que reuniu mais de 500 policiais civis na sede da entidade. Por votação unânime, os presentes deliberaram pela transformação do encontro em assembleia geral permanente, medida que garante acompanhamento contínuo das negociações com o governo estadual.
Compareceram à Assembleia dos Policiais Civis o Oficial Investigador Euclério Sampaio, atualmente Prefeito de Cariacica e pré-candidato ao Senado Federal, e o Deputado Estadual Delegado Danilo Baiense. Ambos se comprometeram com as pautas deliberadas pela categoria. Os Deputados Estaduais Marcelo Santos, Mazinho dos Anjos, Denninho Silva e Coronel Weliton também manifestaram apoio ao ato.
Entre as principais reivindicações está a restruturação salarial dos policiais civis. A demanda decorre do novo cargo Oficial Investigador de Polícia, criado pela Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (Lei n. 14.735/2023), conquista obtida no ano passado após intensa mobilização da categoria. Com a nova atuação desse cargo e a ampliação da complexidade das atribuições dos policiais, o sindicato defende que é imperativo ajustar a remuneração. Além disso, outras pautas históricas de valorização e melhores condições de trabalho além daquelas impostas pela Lei Orgânica Nacional também integram a agenda de negociações.
Na AGE os policiais aprovaram, de forma unânime, um prazo para que o governo inicie uma mesa de negociação com o Sindipol: dia 30 de setembro. Até lá, a assembleia permanecerá em caráter permanente. O sindicato ainda reforçou que irá manter a categoria informada em tempo real sobre o andamento das tratativas e sobre os próximos chamamentos.
Para a direção do Sindipol a expressiva participação dos policiais e a unidade demonstrada nas votações reafirmam a força da mobilização. Mais uma vez mostramos que, quando a categoria se une, conquista avanços importantes. Agora, nossa luta é pela valorização que os policiais civis merecem, destacou a Diretoria.