sindipoles-declara-apoio-ao-sindicato-dos-inspetores-penitenciarios-do-es

O Sindicato dos Policiais Civis vem a público repudiar as recentes declarações da Defensoria Pública do Espírito Santo sobre a execução penal no estado, um documento de 84 páginas de”observações” baseadas em relatos de internos sobre atuação dos servidores penitenciários.

Para o Sindipol/ES, no registro, a Defensoria Pública do Estado criminaliza os inspetores penitenciários como torturadores. No próprio documento o órgão reconhece que raros foram os casos em que houve elementos probatórios e que, quando constatados indícios de materialidade, não houve disposição para apurá-los, mais uma vez colocando os profissionais numa posição extremamente desconfortável.

O Sindicato dos Policiais Civis teve acesso ao documento e ressalta que, em mais de 80 páginas, as condições de trabalho e a desvalorização da categoria foram citadas em apenas 5 parágrafos. Assim como os policiais civis, os inspetores penitenciários possuem uma grande defasagem salarial e estão no ranking das piores remunerações do Brasil. Além disso, o Sindipol/ES entende que as unidades prisionais do estado estão superlotadas e o número de servidores é abaixo do mínimo necessário para dar conta das demandas do sistema, inclusive de acordo com a resolução nº 1, de 09 de março de 2009 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que exige a proporção mínima de 5 (cinco) presos por servidor.

Atualmente, os Inspetores Penitenciários capixabas estão entre os melhores profissionais do país em vários aspectos, não por acaso o sistema penitenciário capixaba é referência nacional. Desta forma, o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo também exige respeito e valorização aos homens e as mulheres inspetores penitenciários que não podem ou devem ser considerados torturadores.

O Sindipol/ES declara total apoio ao Sindaspes, em especial a figura do presidente Sostenes Araújo, que está afastado das atividades sindicais para concorrer nas eleições 2018.

JUNTOS SOMOS FORTES, UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS!!!