vitoria-nova-delegacia-de-sao-mateus-sera-inaugurada-nesta-quinta-feira-05

Foram várias reuniões, ofícios encaminhados, ações judiciais, mas enfim, a Delegacia Regional de São Mateus terá uma nova sede. A inauguração que aconteceria na última sexta-feira (29), foi adiada e será nesta quinta-feira às 13:30.

Para o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) essa é uma importante vitória em prol da categoria e dos moradores da região.

“Lutamos muito para isso. Fizemos várias inspeções, contratamos um técnico em segurança do trabalho e finalmente, os policiais civis de São Mateus vão poder trabalhar em um local digno, com estrutura. Ficamos felizes com o resultado” disse o presidente do Sindicato, Jorge Emílio Leal.

Na nova unidade, além da Delegacia Regional também vão funcionar as DP´S especializadas de Atendimento à Mulher; de Crimes Contra o Patrimônio; de Infrações Penais e Outros; de Tóxicos e Entorpecentes; de Crimes Contra a Vida; e de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso.

A Delegacia está localizada na Rua Liberdade, nº37, Bairro de Fátima, São Mateus.

ANOS DE LUTA

Foram anos de luta para que os policiais civis de São Mateus e a população tivessem uma unidade policial mais estruturada. Em abril de 2017, o Ministério Público ingressou com um pedido de urgência para que o prédio da 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil e o “Cadeião” fossem integralmente desocupados.

De acordo com o Ministério Público estadual, o prédio onde então funcionava a Delegacia Regional não passava por uma reforma há quase sete anos e apresentava vários problemas na parte estrutural, como risco de descargas elétricas por conta de vazamentos nas paredes e tetos.

Neste ano, o Juiz Lucas Modenesi Vicente determinou que a unidade fosse transferida para um novo prédio com melhores condições.

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo participou de toda a ação como Amicus Curiae e esteve sempre presente nas audiências na defesa da categoria.

Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES

“Os policiais civis de São Mateus, bem como os de várias unidades policiais em todo estado estão passando por situações que ferem o princípio da dignidade da pessoa humana devido a falta de condições dignas e salubres de trabalho. Agora, o novo local vai poder proporcionar melhores condições. Não vamos descansar até que todas as delegacias do Estado proporcionem um ambiente adequado e salubre aos policiais e a sociedade”, finalizou, Jorge Emílio.

Foto de capa: Folha acadêmica