concurso-publico-para-delegado-nao-resolve-caos-da-policia-civil-capixaba

Depois do primeiro concurso anunciado para 2018 ter sido cancelado, o Governo do Espírito Santo anunciou um novo concurso público para a Polícia Civil capixaba, mas apenas para o cargo de delegado de Polícia. Entretanto, o Sindipol/ES destaca que ainda existem delegados aprovados no último processo seletivo aguardando nomeação e a defasagem da Polícia Civil é maior para os todos os demais cargos, principalmente, na Polícia Técnico-Cientifica (SPTC) e nos cargos operacionais de investigação.

São apenas 33 vagas para o cargo de delegado, com salário de R$ 10.058,56. O candidato deve ter formação em direito para concorrer. O governador Paulo Hartung autorizou o concurso no último dia 20 de agosto e disse que as vagas serão para reforçar o quadro de servidores efetivos da Polícia Civil, o que na verdade, não atende minimamente a demanda enfrentada pelos servidores policiais e, especialmente, não atende os anseios da sociedade capixaba. Ou seja, é um concurso público para “inglês ver”.

Apesar do Sindicato dos Policiais Civis do Estado reconhecer a importância da realização de concurso público e da função dos delegados de Polícia, o Sindipol/ES lembra que a Polícia Civil capixaba tem uma defasagem em seu quadro operacional superior a 60% e, porcentagem que é ainda maior na SPTC, 80%. Na Superintendência, faltam médicos legistas, peritos, auxiliares de perícia médico legal, entre outros cargos.  De acordo com o sindicato, foram muitos anos sem concurso público para todos os cargos policiais, principalmente, para o cargo de investigador, já que o último foi em 1993.

NOVOS INVESTIGADORES TOMAM POSSE NO ES
SINDIPOL/ES DÁ BOAS-VINDAS AOS NOVOS POLICIAIS

“Sabemos da importância dos delegados e isso não está sendo discutido aqui. O fato é que a Polícia Civil capixaba, hoje, precisa de profissionais que trabalhem em todo campo de atuação de investigação da Polícia Judiciária. A Polícia Civil tem que investigar crimes e retirar bandidos de circulação. Precisamos urgentemente recompor o quadro de policiais civis no Espírito Santo para atender todas as demandas oriundas do sistema de justiça criminal e das agências de segurança pública”, explicou Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES.

O Sindipol/ES lembra que o número de policiais civis não acompanhou o crescimento populacional, que dobrou desde a década de 90, ao passo que a Polícia encolheu por desidratação imposta por políticas de governo. A consequência também foi o aumento expressivo da violência em todas as áreas, dos crimes patrimoniais diversos, aos crimes contra a vida e tráfico de entorpecentes.

Um lamentável quadro resultado de anos sem investimentos em políticas públicas realmente estruturantes na área da segurança, e medidas paliativas que comprometeram e precarizaram o serviço oferecido à população pela Polícia Civil.

Em janeiro de 2018, o então secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, anunciou o concurso com 173 vagas para a Polícia Civil, 60 vagas para investigador.  Porém, devido a um erro na contratação da banca, o concurso foi cancelado e sem prazo para acontecer. O presidente do Sindipol/ES lembrou que o sindicato teve que brigar na justiça para que investigadores aprovados no concurso de 1993 fossem nomeados recentemente. Além disso, segundo o presidente, existe uma lista de delegados aprovados em concurso que ainda aguardam nomeação.

“O caso dos delegados aprovados no último concurso que ainda não foram nomeados também está na justiça e o Sindipol/ES está acompanhando como “Amicus curiae”, diante da necessidade de ter delegado em cada delegacia, além da equipe completa de policiais, o que se corrobora com o pagamento de gratificação de titularidade aos delegados que ficam responsáveis por várias delegacias, gerando a ineficiência do sistema de atendimento na Polícia Judiciaria.  Por isso, estranhamos o anuncio desse novo concurso somente para 33 delegados. Parece ser mais uma forma de ganhar visibilidade política do que realmente uma ação efetiva para reestruturar a Polícia Civil”, pontuou Jorge Emílio Leal.

Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo reforça que dezenas de delegacias necessitam urgente de reformas nas instalações físicas, de recursos materiais e de concurso público para todas as áreas, além do necessário investimento para manter as unidades policiais funcionando, já que algumas até fecharam as portas por falta de profissionais.