jose-carlos-oliveira-lider-sindical-e-um-grande-guerreiro-da-policia-civil-capixaba

Foram 30 anos dedicados na defesa do cidadão capixaba. José Carlos de Oliveira é escrivão de polícia e diretor regional do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES). Na série perfil do aposentado de hoje ele conta um pouco sobre sua história.

Nascido no Estado do Rio de Janeiro, o sindicalizado começou sua carreira na segurança pública antes mesmo de ingressar na Polícia Civil. Ele foi soldado da Polícia Militar durante quatro anos. Em 1987 se tornou subdelegado atuando nas Delegacias de Colatina, Itaguaçu e Rio Bananal. No ano de 1992 se tornou escrivão de polícia.

José Carlos também atuou na unidade policial de Conceição da Barra, de Sooretama e na Regional de Linhares, onde passou a maior parte de sua carreira na PC/ES. Lá exerceu a função de chefia e se aposentou em março de 2017.

Ao longo de vários anos na defesa da população, muitos casos marcaram a vida do policial civil que contou sobre um triste evento que ocasionou na morte de um companheiro de profissão.

“Um caso muito triste foi o fato de ter um colega assassinado no meu plantão, acho que foi em 1997. Logo depois, o trabalho policial foi bem realizado e os autores descobertos, presos e condenados”.

Além do trabalho como policial civil, José foi presidente do Rotary Club de Rio Bananal e foi idealizador de diversos projetos em prol da população, entre eles passeios ciclísticos, torneio do comércio, a primeira semana de conscientização social, campeonato rural e a copa do café.

O Escrivão já foi condecorado com diversas homenagens por todos os serviços prestados. Diretor do Sindipol/ES e um dos mais antigos sindicalizados, ele fala sobre a importância de um sindicato forte e unido. “Sempre fui filiado ao Sindipol/ES e hoje sou diretor sindical da 16ª Delegacia Regional de Linhares/ES, que compreende também os municípios de Rio Bananal/ES e Sooretama/ES. É cada vez mais importante a união sempre por um sindicato forte”, finaliza.

O presidente do Sindipol/ES, Jorge Emílio Leal, fez questão de parabenizar o amigo por todos os anos de luta em prol da sociedade capixaba.

“José é um grande amigo e um grande policial civil, pessoa de muita honra e de um ótimo caráter. Para nós é uma honra tê-lo como membro da nossa diretoria. São pessoas assim que fazem um sindicato cada vez mais forte. Queria parabenizá-lo por todos os anos de serviços prestados em prol dos cidadãos capixabas e por toda sua luta no movimento sindical”, conta.