inspecao-sindical-delegacia-de-iconha-esta-em-condicoes-precarias

Uma delegacia sem materiais básicos de trabalho e com a sua estrutura sem as condições mínimas para o seu funcionamento. Essa é a situação encontrada pela diretoria do Sindipol/ES durante a inspeção sindical na DP de Iconha.

Localizada em um imóvel residencial alugado pelo Estado por R$ 3.000 mil/mês, a delegacia conta com apenas dois investigadores, um delegado e um escrivão que está de licença médica. É um policial civil para cada 3.436 habitantes que também são responsáveis pelos 139 inquéritos que tramitam pela delegacia.

A unidade ainda conta com uma viatura descaracterizada que está em péssimas condições.

“A ausência do poder executivo diante do estado de calamidade da unidade de Iconha é absurda e inaceitável. Os policiais não podem permanecer em um local onde já tiveram três alagamentos e que coloca constantemente em risco suas vidas”, disse, o presidente do Sindipol/ES, Jorge Emílio Leal.

Em maio, a DP foi atingida pela terceira vez por uma enchente e foi completamente tomada pela lama que destruiu móveis, geladeira, os materiais guardados no cofre e os apreendidos. A delegacia ficou dias sem atender a população. Veja a matéria.

Após essas constantes enchentes na DP que causaram transtornos aos policiais e a população, o delegado titular da unidade encaminhou um ofício ao prefeito da cidade, João Paganini, solicitando a transferência da delegacia para um novo local. Veja.

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES), única entidade sindical legal representante da categoria policial civil, encaminhou mais um ofício as autoridades competentes solicitando urgência ao poder público para a transferência da delegacia.

“Tendo em vista as péssimas condições estruturais da unidade, nós encaminhamos mais uma vez um ofício ao poder executivo e solicitamos urgência para que a delegacia seja realocada o mais rápido possível”, concluiu o presidente do sindicato.

Fotos.