sindipoles-parabeniza-medicos-capixabas

No dia 18 de outubro é comemorado o dia dos médicos. Na Polícia Civil, a classe médica é representada pelos médicos legistas, profissionais de grande importância na elucidação de crimes e para a segurança pública.

Dia do Médico é celebrado em 18 de outubro no Brasil, Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia e Inglaterra, por exemplo, em homenagem à São Lucas. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa deste santo.

Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde da população. Podem ser generalistas, ou seja, não ter uma especialização em nenhuma área específica da medicina, ou especialistas, quando são peritos em alguma área, como endocrinologia, estética, cardiologia, obstetrícia e etc.  Na Polícia Civil, os médicos legistas são peças chave na elucidação de crimes.  São eles que emitem laudos técnicos sobre os vestígios da violência no corpo humano que denunciam se houve crime, suicídio ou acidente. Recentemente, no caso dos irmãos Kauan e Joaquim, que chocou o Brasil, os legistas foram fundamentais.

O Sindipol/ES parabeniza todos os médicos brasileiros, os capixabas em especial. Assim como os policiais civis, a classe médica também sofre com a falta de políticas estruturantes e valorização. Por isso, são verdadeiros heróis da vida real.

 

JUNTOS SOMOS FORTES, UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS!!!