servidor-publico-parabens-pelo-seu-dia

Neste domingo (28) é comemorado o dia do Servidor Público. Essa data foi instituída em 1937, pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Servidor Público Civil.

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) parabeniza a todos os funcionários públicos, em especial, aos servidores da polícia civil capixaba.

“Parabéns a todos os servidores públicos, em especial, aos policiais civis que mesmo com toda a política de precarização do sistema de segurança pública, seguem oferecendo um excelente serviço à população”, disse, Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES.

Apesar de hoje ser um dia de celebração, o Sindipol/ES ressalta a falta da valorização profissional com os servidores públicos do Espírito Santo.

Em 2017, após quatro anos da última recomposição salarial, o Governo do ES anunciou o reajuste de 5% do salário dos servidores. O valor “reajustado” não corresponde a sequer um ano de perdas inflacionárias. Veja.

O Sindipol/ES, como única organização sindical representante da categoria polícia civil capixaba, a favor dos seus sindicalizados, impetrou contra o Estado com a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão que foi acolhida por unanimidade pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES).

Na decisão, o tribunal reconheceu o descumprimento do governo com as constituições Federal e Estadual por não conceder, desde 2015, a reposição salarial dos servidores públicos com base nas perdas inflacionárias. A Ação agora está em fase de julgamento do recurso de embargo ingressado pelo Estado. Veja.

Foto: Folha Vitória