15-de-novembro-proclamacao-da-republica

Nesta quinta-feira (15), se comemora em todo o país o Dia da Proclamação da República. Considerado feriado nacional, esta data foi marcada pelo ato político e militar, liderado por Marechal Deodoro da Fonseca,  contra a monarquia brasileira e deu início ao processo de democratização do Brasil.

Por causa do feriado, nesta quinta-feira (15) e amanhã, sexta-feira (16), não haverá expediente na sede administrativa do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES). Porém, a sede recreativa vai funcionar normalmente e estará de portas abertas para receber todos os policiais sindicalizados e seus familiares.

As atividades na sede administrativa retornam na segunda-feira (19).

História

A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do país, e foi um movimento liderado por militares.

O ato foi marcado pela transição do regime monárquico para o início da República Federativa Presidencialista do Brasil. Marechal Deodoro da Fonseca, responsável pela proclamação, foi o primeiro presidente da república brasileira (1889-1891).

Após a proclamação, em todo o Brasil, insurgiram algumas revoltas contra as medidas do governo provisório. Entre as medidas está a Constituição de 1891 que instituiu o regime presidencialista, os três poderes e o voto direto.

JUNTOS SOMOS FORTES, UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS