curso-de-aperfeicoamento-profissional-para-promocao-dos-policiais-civis-capixabas

A formação é uma reivindicação antiga do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES). O curso que visa o aperfeiçoamento do policial civil capixaba é pré-requisito para promoção do profissional e será realizado pela Academia de Polícia Civil, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). As matrículas estão abertas e devem ser feitas na sede da Acadepol até a próxima sexta-feira (23).

Os policiais civis do interior podem preencher a ficha disponível neste link e encaminhar para o e-mail: palestras.acadepol@pc.es.gov.br. Porém, aqueles policiais que já tiverem feito os cursos exigidos para promoção na plataforma da Senasp e quiserem pedir o aproveitamento (dispensa) do curso, devem COMPARECER a Acadepol para realizar a solicitação de dispensa.

Obs: o e-mail informado na ficha de inscrição deve constar de forma CLARA E LEGÍVEL, pois será através dele que a Senasp encaminhará os módulos para realização do curso.

A formação busca ampliar e complementar os conhecimentos da categoria, auxiliando na qualificação do desempenho profissional. O curso é necessário para tornar aptos os profissionais que concorrerem ao processo de promoção, de acordo com a Legislação vigente.

Segundo a lei complementar 657/2012, as promoções nas carreiras de policial civil acontecem em sentido vertical. A lei especifica que, para ser promovido da terceira para segunda, da segunda para primeira categoria, e primeira para especial, o policial precisa passar por um curso de aperfeiçoamento técnico-profissional ministrado pela Academia de Polícia (ACADEPOL).

A previsão é de que ao todo 180 policiais sejam contemplados, sendo 43 de 3ª categoria, 101 de 2ª categoria e 36 de 1ª categoria. O aperfeiçoamento será coordenado pelo chefe da Acadepol, delegado Joel Lyrio. As disciplinas serão ministradas na forma de Educação à Distância (EaD) e na modalidade presencial. Clique aqui e veja a publicação no DIO/ES.

Módulo a Distância

AC 1 – Análise Criminal 1 – 60 h/a; AC 2 – Análise Criminal 2 – 60 h/a; AC1VA – Análise Criminal 1 – 60 h/a; AJAPVA – Aspectos Jurídicos de Atuação Policial – 60 h/a; AMSV-VA – Atendimento às Mulheres em Situação de Violência – VA – 60 h/a; APGVVA – Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis – 60 h/a; BEA 1 – Busca e Apreensão 1 – 40 h/a; BEA 2 – Busca e Apreensão 2 – 40 h/a; BFAVA – Balística Forense Aplicada – 60 h/a; CCPB – Crimes Cibernéticos: Procedimentos Básicos – 60 h/a; CEPT-VA – Curso Educação para o Trânsito para Profissionais de Segurança Pública – 60 h/a; CIAIVA – Introdução à Atividade de Inteligência – VA – 60 h/a; CVE – Condutores de Veículos de Emergência – 60 h/a; ECA – Concepção e Aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente – 60 h/a; EPH1VA – Emergencista Pré-Hospitalar 1 – 60 h/a; ESCAVA – Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 60 h/a; ESP 1 – Espanhol 1 – 60 h/a; FDHAP – Filosofia dos Direitos Humanos Aplicada à Atuação Policial II – Casos Práticos – 60 h/a; GPVA – Gestão de Projetos – VA – 60 h/a; IC1VA – Investigação Criminal 1 – VA – 60 h/a; IC2VA – Investigação Criminal 2 – VA – 60 h/a; IDAM – Identificação de Armas de Fogo e Munições – 60 h/a; IH1 – Investigação de Homicídios 1 – 60 h/a; LBS – Libras para a Segurança Pública – 60 h/a; MCOM – Mediação Comunitária – 40 h/a; MCVA – Mediação de Conflitos – VA – 60 h/a; NECRO – Necropapiloscopia – 60 h/a; OBE – Ocorrências Envolvendo Bombas e Explosivos – 60 h/a; PAPIH – Perícia Papiloscópica em Identificação Humana 1 – 60 h/a; PES – Planejamento Estratégico – 60 h/a; PLCA – Prevenção da Letalidade de Crianças e Adolescentes – 60 h/a; PLCVA – Local de Crime: Isolamento e Preservação – VA – 60 h/a; PPSP – Políticas Públicas de Segurança Pública – 60 h/a; PTIVA – Português Instrumental – VA – 60 h/a; RLC – Relatório de Local de Crime – 40 h/a; SEGCI – Segurança contra Incêndio – 40 h/a; SGSP – Sistema e Gestão em Segurança Pública – 60 h/a; SPSHVA – Segurança Pública sem Homofobia – VA – 60 h/a; TEP – Tópicos em Psicologia Relacionada à Segurança Pública – 60 h/a; TNL – Técnicas e Tecnologias não-letais de Atuação Policial – 60 h/a; UDF – Uso Diferenciado da Força – 60 h/a; UIGVA – Uso da Informação na Gestão de Segurança Pública – VA – 60 h/a; VPCVV – Violência Criminalidade e Prevenção – 40 h/a.

Módulo Presencial

ART – Armamento e Tiro – 40 h/a; DF – Defesa Pessoal – 20 h/a.

Luta do Sindipol/ES

A diretoria do Sindipol/ES ao longo de todo mandato tem cobrado a realização de cursos de formação para os policiais civis capixabas. O Sindicato reforça a importância das formações para a segurança do policial e para que o profissional possa ser contemplado com a sua promoção.

“A Polícia Civil do Espírito Santo precisa de investimentos em recursos materiais, humanos, infraestrutura e na valorização dos policiais capixabas. Esse curso será muito bem vindo para a categoria. Esperamos que mais vagas também sejam ofertadas e todos os profissionais da polícia civil possam ser contemplados. Vamos lutar para isso. A formação continuada é uma luta do Sindicato e ficamos felizes em estar sempre ajudando no caminho de uma polícia civil mais eficaz e cidadã”, disse o presidente do Sindipol/ES.