dia-nacional-do-perito-criminal

No dia 04 de dezembro comemora-se o Dia Nacional do Perito Criminal.

Este dia foi escolhido pela Associação Brasileira de Criminalística (Abc), em memória ao perito criminal, Otacílio de Souza Filho. Nascido no mesmo dia, Otacílio, é considerado o pai da perícia criminal no Brasil e faleceu enquanto exercia sua profissão.

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES), parabeniza todos os profissionais, em especial, os peritos sindicalizados da Polícia Civil capixaba, pelo exercício da sua função em prol da verdade e justiça.

O perito criminal é o responsável por colher por meios técnicos os vestígios que possam solucionar os crimes. Entre as investigações realizadas pelo perito estão a análise das armas utilizadas, exames no corpo da vítima, reconstrução da cena do crime, impressões digitais entre outras.

Apesar do trabalho desses profissionais ser imprescindível para a Justiça, o perito criminal ainda é um profissional pouco conhecido pela sociedade. No Espírito Santo, por exemplo, muitos colegas são verdadeiros guerreiros, que fazem o impossível para solucionar crimes, mesmo em condições precárias.

“As atividades do perito criminal são de extrema importância para a efetivação da justiça. Eu gostaria de parabenizá-los por seu excelente trabalho e compromisso com a verdade. Além disso, agradecê-los por manter, mesmo sem as condições mínimas de trabalho, o esforço, a lealdade e a dedicação com a profissão em defesa da sociedade”, disse, Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES.