sindipoles-lanca-campanha-de-doacao-de-livros-para-policiais-civis-da-alfa-10

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) lançou uma campanha para doação de livros aos policiais civis recolhidos na Alfa 10. A iniciativa faz parte do projeto “Hora de Sair e Voar” do Ministério Público Estadual e tem o objetivo de proporcionar mais conhecimento aos profissionais que ao participarem podem ter remissão dos dias de pena.

As atividades foram iniciadas no ano passado sob a organização da professora Vânia Calmon, do seu marido Paulo Calmon e do promotor de justiça, Drº Cézar Ramaldes e está completando um ano. A Alfa 10, delegacia onde ficam os policiais civis que respondem judicialmente, foi a pioneira no projeto.

Em reunião com a diretoria do Sindipol/ES, o promotor, Drº Cézar Ramaldes ressaltou a boa adesão dos policiais civis.

“O projeto inicialmente teria a duração de um ano, mas a adesão foi tão boa e satisfatória, que os próprios policiais pediram para continuar, assim continuam sendo acompanhados por uma equipe de voluntários”, contou.

Embora seja um sucesso, uma das principais dificuldades está na aquisição de livros para o desenvolvimento.

“A doação de livros é fundamental para o projeto e esta é uma das nossas grandes dificuldades. Ele é iniciado com a leitura da obra “Hora de Sair e Voar”. No decorrer das atividades, outras obras literárias também são lidas e diversas atividades são realizadas”, disse a professora Vânia Calmon.

Ciente dessa necessidade, o Sindipol/ES então decidiu lançar uma campanha para doação de livros, como destaca o presidente da organização sindical, Jorge Emílio Leal.

Jorge Emílio Leal, presidente do SIndipol/ES

“Ficamos sabendo dessa necessidade e nos sentimos no dever de ajudar. Mesmo cumprindo decisão judicial, nossos amigos não podem ser esquecidos e esse projeto é uma maneira de ajudar. Nós do Sindipol/ES estamos sempre na luta por uma polícia civil cada vez mais eficaz e cidadã”.

Os interessados podem doar livros de literatura, principalmente dos clássicos brasileiros, portugueses e estrangeiros, além da obra “Hora de Sair e Voar”. As doações podem ser feitas na sede do Sindipol/ES, além disso, quem tiver dificuldades de se locomover ao Sindicato pode entrar contato que o Sindipol/ES vai até você para pegar a doação.

Como funciona o projeto?

hora de sair e voar imagem

A primeira etapa consiste na leitura da obra “Hora de Sair e Voar”, onde os internos respondem perguntas e fazem uma resenha sobre o livro. Na segunda parte, os policiais escrevem um texto sobre a sua própria história. Nas etapas seguintes, são lidas outras diversas obras literárias e respondidas perguntas sobre elas, além da produção de resenhas. Os que participam das atividades contam com remissão nos dias de pena.

Seja um voluntário

O projeto só existe graças à presença de voluntários que participam das oficinas nas mais diversas áreas, auxiliando os responsáveis na realização das atividades. Os interessados no voluntariado podem entrar em contato com o Sindipol/ES, e serão direcionados aos responsáveis pelo projeto.

“É muito importante ajudar e fazer o trabalho voluntário. Convidamos os policiais civis para aderirem o projeto e ajudar aqueles companheiros de categoria que durante anos defenderam a sociedade capixaba”, finalizou, Jorge Emílio Leal.