presos-sob-custodia-da-pces-podem-fugir-do-dml-de-vitoria

Por causa da falta de médicos legistas, presos sob custódia de policiais aguardavam do lado de fora do Departamento Médico Legal da capital para serem atendidos. Para o sindicato, o risco de fuga é alto e reflexo da defasagem no quadro operacional da Polícia Civil.

No último final de semana, o sindicato dos policiais civis do Espírito Santo recebeu a denúncia e constatou o problema. 13 presos estavam algemados e fazendo fila do lado de fora do Departamento Médico Legal de Vitória, enquanto aguardavam o atendimento com o médico legista. Os presos sob a custódia de policiais civis precisam passar pelo DML para o exame de corpo de delito, antes de seguirem para o presídio.

“Estamos falando de uma chance real de uma fuga em massa de presos, pessoas perigosas. Isso tem acontecido com frequência e coloca em risco a segurança de todos ao redor, principalmente a dos policiais civis, que escoltam presos sem as condições mínimas necessárias. São poucos policiais para fazer o transporte dos presos da delegacia ao DML. Em outras regiões do Brasil já existem relatos de presos que fugiram enquanto passavam por exames no DML”, explicou Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES.