28-de-julho-dia-estadual-do-investigador

Neste domingo (28) é celebrado o Dia Estadual do Investigador de Polícia. A data é comemorada desde o ano de 2008, quando os investigadores Francisco Lacerda Aguiar de Carvalho (o “Chiquinho”), Aloísio Fajardo e Jânio Jacinto Araújo encaminharam ao Deputado Euclério Sampaio um projeto de lei sugerindo a homenagem.

28 de julho 1

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES), parabeniza todos os investigadores, que mesmo com as péssimas condições de trabalho e a falta de valorização, seguem exercendo um excelente trabalho com toda honra e coragem na defesa da sociedade

“No podemos celebrar esse dia sem lembrar dos profissionais que estão neste momento trabalhando em locais insalubres, sem o mínimo de valorização. Parabéns a todos os colegas investigadores, que mesmo com a política de precarização da segurança pública dos últimos anos exercem a sua função com maestria”, disse, Jorge Emílio Leal, investigador e presidente do Sindipol/ES.

Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES

Em sua função e por muitas vezes árdua, os investigadores são responsáveis por alcançar os indícios e materialidade em busca de provas a serem alocadas nos inquéritos policiais. Além de contribuir em atividades de busca e apreensão, entrega de intimações e efetivação de prisões, entre outras atribuições.

Apesar das políticas paliativas que sucatearam ao longo dos anos a Polícia Civil do estado, a PC/ES tem alcançado durante as investigações bons resultados, mas o Sindipol/ES ainda alerta, sobre a necessidade de mais investimentos e valorização da categoria.
Por isso, neste dia de celebração, o Sindipol/ES reforça que é uma honra representar os investigadores capixabas, guerreiros em tempo integral, pilares do sistema de segurança pública do Espírito Santo.

“É um orgulho muito grande representar todos esses guerreiros. Muitos são os desafios, mas nossa vontade de uma polícia cada vez melhor supera as adversidades. No entanto, somente unidos iremos conquistar e manter nossos direitos, garantias e prerrogativas. Parabéns a todos os investigadores”, finalizou, Aloísio Fajardo,  Investigador e Presidente eleito do Sindipol/ES.