01-de-maio-dia-do-trabalhador

O Dia Internacional do Trabalhador é uma data comemorativa dedicada às lutas e conquistas dos trabalhadores ao longo da história em todo o mundo.

A data foi escolhida durante Congresso Internacional realizado em Paris, no ano de 1889, como homenagem aos operários e ao movimento grevista ocorrido na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1886; episódio marcado pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e melhores condições de trabalho. 

1demaioNo Brasil, A data foi oficializada pelo presidente Arthur da Silva Bernardes (1922-1926) por meio do Decreto 4.859 de 26 de setembro de 1924. Nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar o 1º de maio, não apenas para homenagear os trabalhadores, mas como também para divulgar mudanças e benefícios trabalhistas através de instituições de leis. Podendo ser citado como exemplo, a legislação sobre o Salário Mínimo, devendo ser reajustado anualmente, com intuito de suprir as necessidades básicas do cidadão brasileiro (alimentação, moradia, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social). Outro exemplo foi a criação da Justiça do Trabalho, voltada especificamente para resolver questões judiciais com relação aos trabalhos e aos direitos dos trabalhadores.

O presidente do Sindipol/ES, Aloísio Fajardo, ressaltou a importância do dia e lamentou a mudança no calendário de eventos do Sindipol/ES para a ocasião, em virtude do COVID-19.

“Dia importante para todos nós pelo reconhecimento do nosso trabalho, pela nossa dedicação para um futuro e uma sociedade melhor. Infelizmente, neste ano, devido a pandemia, não teremos o nosso tradicional torneio de futebol na Sede Recreativa bem como outras atividades organizadas para a comemoração. Esperamos que todos trabalhadores estejam atentos às orientações da OMS e não deixem de usar máscaras, não deixem de lavar as mãos e utilizar álcool em gel. Você é o nosso bem maior! Por isso, vamos tomar os cuidados necessários para que possamos passar o mais rápido possível por esta crise que enfrentamos, para estarmos juntos novamente e comemorarmos não só este dia, mas todos os dias que ainda estão por vir”, disse Aloísio.

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo parabeniza a todos os trabalhadores brasileiros, em especial, os policiais civis capixabas que mesmo diante de todos os riscos e adversidades, seguem exercendo seu dever com toda honra e coragem em defesa da sociedade.

Com informações de infoescola.com

FORÇA, UNIÃO E LUTA!