colog-altera-regras-sobre-a-utilizacao-de-produtos-controlados-pelo-exercito

O Comandante Logístico do Exército Brasileiro assinou, na última semana, a Portaria nº 28 – COLOG que altera algumas regras sobre a normatização administrativa de atividades que envolvam a utilização de Produtos Controlados pelo Exército (PCE). O objetivo é reduzir a burocracia e aprimorar processos relativos aos Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CAC).

Uma das mudanças é a facilitação para renovação do Certificado de Registro (CR). O número de documentos necessários foi reduzido significativamente. A validade dos Certificados de Registro de Arma de Fogo (CRAF) foi estendida para cinco anos.

Outra importante medida alterada era uma reivindicação antiga dos atiradores. Foi autorizado o transporte de uma arma de porte, municiada, entre o seu local de guarda e o local de treinamento ou competição e vice-e-versa. No entanto, essa autorização é permitida somente aos atirados desportivos.

De acordo com o Espaço de Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CAC), essas modificações adotadas devem ser complementadas por algumas propostas incluídas no novo regulamento de fiscalização de produtos controlados, que está tramitando no Ministério da Defesa.

No novo regulamento, são previstas ações como:

– autorização para importação de armas pelos integrantes das categorias cujas armas são registradas no SIGMA;

– aumento da validade do CR;

– caracterização da efetiva necessidade de porte de arma (no SINARM) pelos CAC.

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) as mudanças são de extrema importância.

“Eram reivindicações antigas dos competidores. Toda mudança que venha a facilitar o processo de burocracia é necessária. Antes para renovar o CR era muito complicado. Com as alterações ficou mais fácil, o que é de extrema importância para os clubes de tiro e praticantes da disciplina de armamento de tiro”, disse.

2 COMENTÁRIOS

• Marlon Dias
    Responder

Parabéns a todos pelos esforços nesta iniciativa e que possamos ter uma segurança maior, agilidade por parte do órgão competente que nos prescreve e nos dá direito ao CR entre outros !!!!!! Todos participantes desta iniciativa estão de parabéns!!!!! Att : Marlon Dias