semana-santa-celebracao-da-paixao-a-morte-e-a-ressurreicao-de-jesus-cristo

A Semana Santa, tradicional celebração católica da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, teve início no último domingo (9), com o Domingo de Ramos, e segue até o próximo dia 16, com o tradicional do Domingo de Páscoa. Em virtude das celebrações, o Governo do Estado decretou ponto facultativo na próxima quinta – feira (13).

Semana Santa

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abre, por excelência, a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição.

Este domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento.

Quarta – Feira Santa

Em muitas paróquias, especialmente no interior do país, realiza-se a famosa “Procissão do Encontro” na Quarta-feira Santa.

Os homens saem, de uma igreja ou local determinado, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos; as mulheres saem de outro ponto com Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. O padre proclama o célebre “Sermão das Sete Palavras”, fazendo uma reflexão, que chama os fiéis à conversão e à penitência.

Quinta – feira Santa

O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia do Senhor.

Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto, esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia.

Sexta – feira Santa

A Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança.

Via-sacra

Ao longo da Quaresma, muitos fiéis realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz.

Sábado Santo

É o último dia da Semana Santa, na qual os cristãos se preparam para a celebração da Páscoa.

Domingo de Páscoa

É o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

Horário de funcionamento do Sindipol/ES

Em virtude do ponto facultativo da próxima quinta – feira (13) e do feriado nacional da Sexta – Feira da Paixão, não haverá expediente na Sede Administrativa do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) na quinta – feira (13) e sexta – feira (14).

Porém, a Sede Recreativa vai funcionar normalmente e estará de portas abertas para receber todos os sindicalizados, seus familiares e amigos.

Fonte: Site da Canção Nova