diretoria-do-sindipoles-se-reune-com-chefe-de-policia

A Diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) esteve reunida na última quarta – feira (02), com o chefe de polícia, delegado Guilherme Daré. Na ocasião, os dirigentes sindicais entregaram um ofício cobrando a regulamentação do projeto de lei complementar 850/2017 que dispõe sobre o serviço voluntário de interesse policial.

O chefe foi bem receptivo e afirmou que a minuta do decreto regulamentar já está pronta e foi encaminhada ao Secretário de Segurança Pública para análise e posterior publicação no Diário oficial.

O Sindipol/ES se colocou à disposição da chefia de polícia para ajudar, realizando um pré – cadastro em seu site, com todos os policiais civis aposentados interessados em retornar as atividades. Clique aqui e faça o pré – cadastro.

O presidente do Sindipol/ES, Jorge Emílio Leal, falou sobre o retorno dos policiais aposentados.

“Entendemos esse retorno voluntário como importante em virtude do baixo efetivo e do momento da segurança pública capixaba. No entanto, a melhor maneira de solucionar esse problema é com a realização de novos concursos. Não podemos deixar que essa exceção se torne uma regra”, disse.

De acordo com o PLC 850/2017, os interessados em concorrer ao processo seletivo, a ser executado pela Academia de Polícia (Acadepol), deverão passar pelas seguintes etapas:

I) Apresentação de requerimento na ACADEPOL, instruído com os seguintes documentos:

Laudo médico atestando que goza de boa saúde física e mental para o exercício das tarefas;

Cópia da ficha funcional dos últimos cinco antes de seu exercício na PCES;

Certidão do Conselho da Polícia Civil de que não sofreu penalidade por prática de transgressão administrativa, nos últimos dois anos de seu exercício na PCES;

Comprovação da formação educacional e profissional.

II) Avaliação dos documentos apresentados por uma comissão constituída de no mínimo três integrantes, incluindo o Diretor da ACADEPOL como Presidente;

III) Resultado preliminar – apto ou inapto;

IV) Recurso administrativo;

V) Resultado final.

O Sindipol/ES esclarece que o pré – cadastro é somente uma forma de ajudar a chefia em saber quais os policiais estão interessados em retornar. O nome estar pré – cadastrado não quer dizer que o policial irá voltar às atividades. A convocação e aprovação dos nomes será realizada exclusivamente pela Acadepol, por meio do processo seletivo que será iniciado após a publicação no Diário Oficial.