04-de-dezembro-dia-nacional-do-perito-criminal

Hoje, dia 04 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional do Perito Criminal.

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES), parabeniza a todos esses profissionais e em especial aos peritos da Policia Civil capixaba, pelo exercício de sua função em prol da verdade e justiça.

Escolhido pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC), o dia 04 de dezembro é em memória ao perito criminal Otacílio de Souza Filho. Nascido no mesmo dia, Otacílio é considerado o pai da perícia criminal no Brasil e faleceu enquanto exercia sua profissão.

O perito criminal é o responsável por colher por meios técnicos evidências que possam solucionar os crimes. Entre as investigações realizadas pelo perito estão a análise das armas utilizadas, exames no corpo da vítima, reconstrução da cena do crime, impressões digitais entre ouras.

Devido a meticulosidade do trabalho criminal, a profissão tem sido explorada cada vez mais pelos seriados de televisão – Dexter, CSI, Criminal Minds –, mas, ainda assim, não tem a sua importância reconhecida pelo governo.

“As atividades do perito criminal são de extrema importância para a efetivação da justiça, e eu gostaria de parabenizá-los por seu excelente trabalho e compromisso com a verdade. Além disso, gostaria de agradecê-los por manter, mesmo que com todas as dificuldades e sem as condições mínimas de trabalho, o esforço, a lealdade e a dedicação com a profissão em defesa da sociedade”, disse, Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES.