retrospectiva-sindipoles-2017

2017 foi marcado pelo agravamento da crise na segurança pública capixaba, mas também será lembrado pelos avanços nas reinvindicações do Sindipol/ES, que consolidou e firmou parcerias com diferentes instituições buscando garantir e conquistar direitos para categoria policial civil.

Na primeira parte, relembre os principais acontecimentos que marcaram a atuação do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES), em defesa da categoria policial civil.  Já na segunda parte, iremos listar mais avanços e falar sobre os desafios dos policiais civis do Espírito Santo para 2018.

Crise na Segurança Pública

Em 2017, a desvalorização dos profissionais e a falta de investimentos do Governo do estado nas instituições de segurança pública explodiu em uma crise jamais vista no Espírito Santo. As cenas de arrombamentos, roubos, furtos e homicídios foram noticiadas no mundo todo. Foi a diretoria do Sindipol/ES que preocupada com a segurança e a estrutura de trabalho dos policiais civis do Departamento Legal de Vitória e demais unidades policiais, passou a denunciar a superlotação no departamento e tornar público o número de assassinatos no período de crise na PM, números que não eram fornecidos a imprensa pela Secretaria de Segurança estadual. Em apenas 10 dias de movimento foram registrados mais de 140 assassinatos. Saiba mais

Durante toda a paralização, o Sindipol/ES atuou monitorando, esclarecendo e divulgando informações, e como força sindical legitima, declarou publicamente que a Polícia Civil do Espírito Santo não entrou em greve. Saiba mais

Investigadores tomam posse no ES

Depois de mais de 20 anos de espera, os investigadores aprovados no concurso de 1993 tomaram posse. A vitória foi o resultado da luta do Sindipol/ES pela nomeação de novos investigadores na PC/ES que sofre com a falta de efetivo. Saiba mais

As inspeções sindicais nas delegacias

Desde 2013, o Sindipol/ES vem denunciando a falta de estrutura das delegacias e as péssimas condições que os policiais da PC/ES têm trabalhado, e em 2017, a situação não foi diferente. Em todo o Estado foram constatadas várias unidades policiais em situação de precariedade extrema.

Na Grande Vitória, nas regionais de Cariacica, Cobilândia, Maruípe e Serra, foram constatadas estruturas comprometidas, áreas com foco de mosquito e policiais civis trabalhando em situação de precariedade extrema.

Já no Sul, após uma série de denúncias em conjunto ao Ministério do Trabalho (MPT), o município de Alfredo Chaves ganhou uma nova delegacia. Saiba mais

Uma nova unidade também foi inaugurada em Guaçuí,  após as denúncias realizadas pelo Sindipol/ES. Saiba mais

Também após uma série de denúncias feitas pelo Sindipol/ES, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), em junho, ajuizou uma Ação contra o Estado solicitando que fossem realizadas reformas no Serviço Médico Legal de Linhares. Saiba mais

No Norte, o Sindipol/ES realizou uma inspeção na regional de São Matheus e denunciou ao Ministério Público do Trabalho e Ministério Estadual as más condições estruturais da unidade. Saiba mais

Delegacias são fechadas

O Sindicato dos Policiais Civis do ES trabalhou com inteligência, colhendo dados e realizou o levantamento que constatou que em menos de quatro meses, seis delegacias foram fechadas em todo o estado. Saiba mais

Governo atende a reivindicações do Sindipol/ES

O Governo do estado reconheceu algumas reivindicações do Sindipol/ES, na busca por valorização e melhor estrutura para os policiais civis capixabas, e liberou uma verba suplementar no valor de R$ 7,4 milhões, que foi publicada no Diário Oficial do dia 23 de fevereiro.  Além disso, nomeou delegados, escrivães e pagou a progressão de 242 policiais civis. Saiba mais

O Sindipol/ES participou de negociações que garantiram avanços na luta pelos direitos que contemplam os policiais civis. Saiba mais

Se a PEC passar, a polícia vai parar!

Durante todo esse ano, o Sindipol/ES marcou presença em diversas manifestações históricas realizadas contra a Reforma da Previdência (PEC 287). Saiba mais

Ao longo do ano foram realizadas duas caravanas que em um dia histórico reuniu os policiais da PC/ES com mais de 200 mil trabalhadores em Brasília. Saiba mais

Na presença de outras forças sindicais e de deputados federais, a diretoria buscou também angariar forças e fortalecer o movimento contra a Reforma. Saiba mais

Na véspera do Dia do Trabalhador, centenas de policiais civis se reuniram com a diretoria do Sindipol/ES e em alguns pontos do interior contra as reformas trabalhistas e previdenciária. Saiba mais

O que o Sindipol/ES está fazendo pela categoria policial?

O Sindipol/ES em 2017 comemorou 27 anos de luta e nós listamos algumas vitórias que marcaram a luta do Sindicato para garantir a valorização, os direitos e melhores condições de vida e trabalho para os profissionais da PC/ES. Saiba mais