brigas-estupros-e-mortes-no-reveillon-refletem-crise-na-seguranca-capixaba

Ano novo, vida nova? Não no Espírito Santo. 2018 chegou trazendo o mesmo problema que aterrorizou o capixaba no ano anterior, a insegurança. O Sindicato dos Policiais Civis do estado (Sindipol/ES) reforça a importância de investimentos nas instituições e da valorização dos profissionais de segurança pública do estado.

De Norte a Sul, a festa de Réveillon para muitos capixabas não terminou como o planejado. Apesar do Governo anunciar um plano de “segurança” para as festas de final de ano, os fatos mostram que, de forma geral, a política estadual só deixou a sociedade capixaba ainda mais insegura.

Em Guriri, litoral norte, houve pânico e correria por causa de um tiroteio no meio da multidão. O pré-réveillon no balneário da cidade de São Mateus terminou em desespero para moradores e turistas. Uma pessoa foi assassinada. Veja aqui.

Tiroteio termina com jovem assassinado na multidão.

Ainda em São Mateus, uma mulher grávida de dois meses foi estuprada pelo próprio irmão. O suspeito foi preso e levado para a delegacia da cidade. Na Grande Vitória, um homem de 38 anos foi assassinado na Serra. O corpo foi encontrado no dia 1º no bairro Diamantina. Em Vila Velha, uma adolescente de 14 anos desapareceu. Ela saiu de casa para ver a queima de fogos na Praia da Costa e não voltou. Esses e outros casos envolvendo crimes foram registrados em unidades da Polícia Civil do estado.

O Sindipol/ES entende que a Polícia Civil é um dos pilares do sistema de segurança pública. É a Polícia Civil que recebe demandas de praticamente todas as outras instituições de segurança, entretanto, sem condições de trabalho, atuando em delegacias sucateadas e sobrecarregados pela ausência de concurso público, os policiais civis capixabas se veem de mãos atadas, impossibilitados de prestarem um serviço de qualidade a população.

jorge
Presidente do Sindipol/ES cobra investimentos em segurança pública.

Para o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES), a falta de estrutura da Polícia Civil para combater o crime é o reflexo da mesma política que desvaloriza e retira direitos dos servidores. O Sindipol/ES entende que a ausência de políticas estruturantes que pensem na reestruturação das instituições de segurança colabora não só para a sensação, mas para a certeza da insegurança e impunidade vividas pela sociedade.

“O Governo iniciou 2018 da mesma forma que terminou 2017, tentando construir verdades para a sociedade com medidas paliativas inconsistentes. A recente nomeação de delegados e escrivães foi praticamente trocar seis por meia dúzia. Dos 11 nomes publicados no Diário Oficial, quatro já eram pertencentes ao quadro da PC/ES. Dois agentes foram aprovados ao cargo de escrivão, uma investigadora ao cargo de delegada e um escrivão também se tornou delegado. O número de policiais civis nas delegacias não é suficiente para investigar tantos crimes. Isso já faz tempo”, explicou Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES.

O Sindipol/ES segue cobrando valorização para os policiais capixabas e investimentos para que a Polícia Civil seja cidadã e exerça, de fato, seu papel em defesa da população do estado do Espírito Santo.

“A população cresce, a criminalidade só aumenta e o número de policiais civis só diminui. Muitos policiais se aposentaram ou morreram trabalhando e essas vagas não são ocupadas. A defasagem supera 60% e isso gera insegurança para a população, o que potencializa a impunidade para os criminosos”, pontuou Jorge Emílio.

JUNTOS SOMOS FORTES, UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS!!!