presidente-do-sindipoles-e-citado-em-trabalho-de-conclusao-de-curso-tcc

O jornalista Cílio Rodrigues Batista Netto retratou a Crise na Segurança Pública capixaba em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir da paralisação da Polícia Militar, em fevereiro de 2017.  Na pesquisa, o jornalista entrevistou o presidente do Sindipol/ES e utilizou dados do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo.

Na paralisação da PM, reflexo da falta de investimentos e políticas estruturantes nas instituições policiais por parte do governo capixaba, o Sindicato dos Policiais Civis do estado (Sindipol/ES) realizou levantamentos sobre o número de mortos na ausência dos policiais militares nas ruas e acompanhou de perto os impactos do agravamento da crise na rotina dos policiais civis.  Sem um posicionamento oficial da Secretaria de Segurança Pública do estado (Sesp), o Sindipol/ES repassou os números a imprensa para que a sociedade ficasse bem informada.  Foram esses dados que embasaram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do jornalista Cílio Rodrigues.

Presidente do Sindipol/ES defende transparência nas informações públicas
Presidente do Sindipol/ES defende transparência nas informações de interesse público.

O tema da obra é “A crise de segurança no ES em fevereiro de 2017: a relação da imprensa e redes sociais. O caso dos portais de notícias g1 e folha vitória com as páginas do facebook”. No decorrer da obra, Cilío falou sobre o papel da imprensa e das redes sociais na repercussão das informações que surgiram ao longo dos dias de aquartelamento dos militares. Ele buscou ressaltar a importância da apuração jornalística para identificar a veracidade dos fatos.

“O Sindipol/ES foi a única fonte confiável de informação durante a crise. As informações repassadas à imprensa pelo Sindicato deixaram a sociedade bem informada e, mais do que isso, desmentiram boatos em redes sociais que deixavam todos os capixabas ainda mais assustados sem polícia nas ruas”, explicou Cílio Rodrigues.

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo, Jorge Emílio Leal, que também é vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) e especialista em segurança pública, o trabalho desenvolvido pelo jornalista só destaca a importância do Sindipol/ES.

“O trabalho realizado pelo Sindipol/ES foi destaque em todo o mundo. Fornecemos informações para rádios, tvs, jornais e sites de vários países. Sempre cobramos investimentos para as polícias e valorização para os policiais. Ser citado e fornecer informações para um Trabalho de Conclusão de Curso é o reconhecimento desse trabalho”, acrescentou.

TCC do jornalista Cilio Rodrigues é aprovado pela banca.
TCC do jornalista Cilio Rodrigues é aprovado pela banca.

JUNTOS SOMOS FORTES, UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS!!!