inspecao-sindical-no-sml-e-na-delegacia-regional-de-linhares

Na última quinta-feira (01), o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES), Jorge Emílio Leal, e o vice-presidente, Humberto Mileip realizaram inspeções sindicais no SML de Linhares e na Delegacia Regional do município.

Delegacia Regional de Linhares

índice

Na regional, a situação encontrada é crítica. A unidade policial está lotada de carros apreendidos. As vias públicas, que ficam ao entorno do local, também estão tomadas pelos automóveis, o que gera risco de incêndio, focos de dengue e o local acaba servindo de esconderijo para os criminosos.

No entanto, o delegado Walter Emilino Barcelos, que se aposenta nesta sexta-feira (02), trabalhando em defesa da sociedade e da instituição policial, firmou um acordo com a Prefeitura Municipal de Linhares e com a Polícia Rodoviária Federal para retirada e acomodação dos veículos no pátio da PRF.

O Sindicato denunciou ao Ministério Público Estadual a situação precária das unidades policiais de Linhares cuja ação civil pública foi instaurada pelo MP para apurar as responsabilidades e as causas da situação caótica das instalações físicas.

SML de Linhares

No SML de Linhares a reforma enfim começou. Os presos da Secretaria de Justiça são responsáveis pela obra do local. Ao que parece, faz parte de um convênio para que os detentos da Sejus trabalhem nas obras das unidades da Polícia Civil que estão paradas há vários anos.

Detentos da Sejus durante obra no SML de Linhares.

O Sindipol/ES entende que o Governo tem o dever de investir em segurança pública dentro de uma política de Estado a fim de se evitar que se mantenha a situação de calamidade que atualmente se encontra a Polícia Civil, forçando diante desse quadro adverso a adoção de medidas paliativas como o trabalho de detentos nas unidades policiais. O fato que não tem muita lógica, mas na atual conjuntura emergencial que se encontra a Polícia Civil capixaba, tais convênios acabam sendo necessários.

“A diretoria do Sindipol/ES vem trabalhando incessantemente buscando soluções para os problemas existentes na polícia civil que vão desde sucateamento e precarização das instalações físicas das unidades policiais, ausência de investimentos na instituição, falta de recursos materiais e humanos por ausência de concurso público”, disse, Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES.

Veja as fotos do SML.

Veja as fotos da Regional