sindipoles-realiza-inspecao-sindical-na-dp-de-aracruz

O vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo, Humberto Mileip, inspecionou na última quarta-feira (15) a 13ª Delegacia Regional de Aracruz. Por lá, a situação encontrada foi bem diferente das outras unidades policiais. Excepcionalmente lá as condições estruturais e de trabalho proporcionada aos profissionais operadores da segurança pública estão melhores.

Todas as salas contam com ar condicionado, mesas e computadores para cada policial. O local conta ainda com uma cozinheira, o que diminui o custo da alimentação dos policiais civis lotados na unidade. Além disso, o ambiente está sempre bem limpo para atender a sociedade.

Somente por meio de uma parceria com o Conselho Municipal de Segurança é que foi conseguido uma verba para manutenção da estrutura. Mileip destaca o grande trabalho desempenhado pelo diretor regional Peterson e pela delegada chefe da regional Andreia Maria para que a DP apresentasse as atuais condições satisfatórias.

“O Peterson é um guerreiro. É o nosso representante em Aracruz e tem sempre lutado por melhores condições. Hoje a delegacia do município é uma das melhores do Estado e isso se deve muito a sua atuação como diretor do Sindipol/ES e também ao grande trabalho da delegada Andreia. A Delegacia de Aracruz é uma exceção no ES. A maioria das unidades policiais está caindo aos pedaços, por falta de investimentos, descaso e abandono, e como consequência final, tanto os policiais quanto a sociedade são reféns da falta de investimentos em segurança pública”, disse.

Inspeções sindicais

Desde o início da gestão, a Diretoria do Sindipol/ES tem realizado uma série de inspeções sindicais a fim de constatar as situações das delegacias e dos policiais civis de todo Estado. Desde então, o Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou procedimentos para averiguar a situação de 38 delegacias capixabas que estão caóticas comprometendo a segurança de todos.

Os inquéritos foram baseados no dossiê feito pelo Sindicato que contém mais de 100 páginas com fotos, registro de reportagens feitas pela imprensa capixaba e relatos dos próprios policiais.

O presidente do Sindipol/ES, Jorge Emílio Leal, afirma que a luta não irá parar.

“A delegacia de Aracruz é uma das poucas unidades que apresentam condições mais dignas de trabalho. Temos lutado para que o mesmo ocorra em todo Estado. Porque a atual situação da maioria das delegacias capixabas é lamentável. Como organização sindical, vamos lutar até que todos nossos direitos e prerrogativas sejam respeitados, na busca por uma polícia civil cada vez mais eficaz e cidadã”.

Veja as fotos da inspeção.