publicado-o-nome-dos-policiais-civis-aptos-para-o-retorno-voluntario

O nome dos policiais civis aptos ao retorno voluntário foi divulgado no Diário Oficial do Espírito Santo. O resultado foi publicado nesta sexta-feira (04) pelo diretor da Academia de Polícia Civil do Estado (Acedepol), Dr. Joel Lyrio Junior.

Ao todo, foram disponibilizadas 44 vagas. Os cargos contemplados são: Investigador de Polícia, Agente de Polícia, Perito Oficial Criminal e Escrivão de Polícia. Todo processo seletivo foi feito pela Acadepol.

Serviço Voluntário de Interesse Policial – SVIP

O retorno dos policiais civis aposentados foi regulamentado pelo Projeto de Lei Complementar 850/17 após várias reuniões, lutas e ofícios encaminhados pelo Sindipol/ES pedindo agilidade ao processo. Já que a PC/ES que sofre com a defasagem de 60% do seu quadro operacional.

O objetivo do projeto é reaproveitar a experiência qualificada dos profissionais aposentados no exercício das tarefas técnico-administrativas, como atendimento ao público, lavratura de boletins de ocorrência, preenchimento de formulários, entre outras atribuições.

Porém, para o Sindicato, o projeto é apenas uma medida paliativa que não deve virar regra, pois só concurso público recompõe o quadro operacional que está em defasagem.

“Entendemos esse retorno como uma vitória, mas entendemos que essa é apenas uma medida paliativa que não pode virar regra. Precisamos de concursos públicos com mais vagas pois, hoje, a polícia civil conta com uma defasagem de 60%. A SPTC, por exemplo, analisada separadamente está defasada em 80%. Pouquíssimos policiais retornaram, precisamos de um número muito maior. Esperamos que mais policiais sejam chamados e vamos continuar cobrando.”, disse, Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES.

Veja a lista.