policial-civil-sindicalizado-vai-representar-aposentados-em-congresso-internacional

Jânio Jacinto Araújo é investigador de polícia e coordenador geral do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Espírito Santo (Sindnapi/ES). Ele será o único integrante do Estado no Congresso Mundial dos Aposentados que será realizado dos dias 13 a 19 de maio, em Roma, na Itália. O evento terá uma comitiva recebida pelo Papa Francisco.

O encontro é organizado pela Unione Italiana Lavoratori Pensionati Siciliano (UIL) e tem como objetivo discutir as novas políticas para o cidadão aposentado. O congresso contará com a presença de sindicatos do mundo todo.

“Nossos aposentados são o presente e futuro do país. São pessoas com um papel fundamental na economia dentro e fora de suas famílias. Com a crise atual, os aposentados desempenham um papel ainda mais importante, com as incertezas que rodam o mercado de trabalho brasileiro”, disse.

Além do policial civil, outros brasileiros representantes dos aposentados também vão estar presentes. A comitiva nacional será liderada pelo presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), Marcos Bugarelli e será recebida pelo Papa Francisco, no Vaticano.

Jânio conta que o congresso vai servir para aprender políticas implantadas em outros países e que valorizem a pessoa idosa. A viagem do representante será a custo zero para o Sindnapi/ES.

“É muito importante conhecer as experiências vivenciadas pelos aposentados em outros países que são de primeiro mundo, aprender o que dar certo e trazer para o aposentado capixaba que sofre com péssimas condições e o não cumprimento dos seus direitos, garantias e prerrogativas”, conta.

Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES), Jorge Emílio Leal é muito importante e gratificante ver a luta dos sindicalizados em prol da sociedade.

“Jânio é um grande amigo. Parceiro de longa data e muito querido por todos os policiais civis. Essa sua nova empreitada à frente do Sindnapi/ES é de suma importância. Ele já está desempenhando um grande trabalho em prol dos aposentados e tenho a certeza que vai continuar”, afirma.