diretoria-do-sindipoles-inspeciona-dp-de-sooretama

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Espirito (Sindipol/ES), Jorge Emílio Leal e o vice-presidente, Humberto Mileip inspecionaram na última semana a delegacia de Sooretama. Por lá, foi constatada mais uma vez a falta de estrutura para os policiais capixabas.

Fiações expostas e vazamentos são alguns dos problemas estruturais encontrados. A internet hoje é fundamental e necessária para praticamente todos os procedimentos das delegacias capixabas. No entanto, em Sooretama, o Estado não disponibiliza a ferramenta aos policiais. Os dois roteadores da unidade são custeados por particulares.

A DP tem três viaturas, mas apenas uma delas é caracterizada. A cota de combustível também não atende às demandas, devido os deslocamentos que são feitos necessariamente.

Humberto Mileip, vice presidente do Sindipol/ES.

“Já não bastasse a falta de investimentos na estrutura da delegacia, agora o Estado não paga nem a internet. Parece até brincadeira. Hoje a maioria dos procedimentos precisa da web, que em Sooretama é disponibilizado por alguns colaboradores e não pelo Estado, é complicado”, disse, Mileip.

O efetivo da unidade é composto por cinco policiais civis, um estagiário e um servidor da prefeitura. Já o município, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) possui cerca de 23.843 habitantes. Porém, durante a sacra do café, que vai de maio a julho, aproximadamente mais 10 mil pessoas ficam na cidade.

Em 2018, já forma registrados sete homicídios. Um alto número se levado em consideração o tamanho da população.

Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES.

“Temos denunciado as péssimas condições da PC/ES a todo momento. Dentro da nossa luta sindical conseguimos importantes avanços. Como o retorno do plantão de alegre, o início da reforma do SML de Linhares, a transferência da unidade de São Mateus. Vamos continuar lutando, para garantir cada vez mais um polícia civil eficaz e cidadã”, afirma o presidente do Sindipol/ES, Jorge Emílio Leal.

Veja as fotos.