O levantamento feito pelo Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) revelou que 921 pessoas perderam seus veículos entre os dias 04 e 16 de fevereiro, durante a crise na segurança pública capixaba. 

A felicidade de ter um veículo próprio se tornou um pesadelo para centenas de pessoas no estado durante a onda de violência que apavorou o capixaba. Das 921 vítimas, 702 foram roubadas, ou seja, perderam seus veículos em assaltos, em abordagens onde os criminosos usavam algum tipo de arma. Os outros 219 crimes foram furtos.

VIOLÊNCIA SEGUE BATENDO RECORDES NO ESTADO

O estudo feito pelo Sindipol/ES, com base no sistema que registra as ocorrências em todo Espírito Santo, apontou um aumento de aproximadamente 285% nos roubos de veículos entre os dias 04 e 16 de fevereiro. Só nesse período, foram 357 crimes a mais do que todo o mês no ano passado. Em todo o mês de fevereiro, em 2016, a polícia civil registou 564 ocorrências de roubos e furtos.

Na segunda-feira (06), um dos dias mais críticos do caos vivido pelos capixabas, a Delegacia de Furto e Roubo de Veículos (DFRV) chegou a atender 200 ocorrências. Clique aqui e saiba mais. Pela grande procura e pelo pequeno número de policiais na DFRV, as delegacias regionais tiveram que dar apoio no registro desses tipos de ocorrências. Por isso, quem for vítima de roubo ou furto de veículo pode registrar o crime na delegacia regional mais próxima.

VEJA O GRÁFICO POR PERÍODO

                                                                                   Fonte: Sindipol/ES

 

FORÇA TAREFA PARA RECUPERAR VEÍCULOS

Na última sexta-feira (10), uma mega operação envolvendo policiais civis de várias delegacias, entre elas Furtos e Roubos de Veículos (DFRV),Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP) e Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (Deten), por exemplo, tentou frear a violência crescente e recuperar veículos roubados e furtados no estado. 32 veículos foram recuperados pelos policiais civis.

REDES SOCIAIS AJUDAM LOCALIZAR VEÍCULOS DESAPARECIDOS

As redes sociais e os aplicativos Sinesp Cidadão e Placa Legal ES se tornaram ferramentas importantes e têm ajudado bastante na divulgação e na localização de veículos roubados/furtados nesse período de crise. Nesses casos, a Polícia Civil orienta acionar por telefone, o quanto antes, o CIODES - 190 ou o Dique Denúncia - 181, para a recuperação do veículo.

VOCÊ SABIA?
Mesmo sem valorização, sem condições de trabalho e sem efetivo, em 2016, de cada 10 veículos roubados/furtados, 7 foram recuperados pelos policiais civis. Em junho do mesmo ano, o índice subiu para 9, de cada 10 carros e motos levados por bandidos.

ENQUANTO O GOVERNO NÃO TRATA A SEGURANÇA COMO PRIORIDADE...

O Departamento de Comunicação do Sindipol/ES preparou uma lista com dicas valiosas para te ajudar a não ser a próxima vítima. Atitudes simples como escolher um local seguro para estacionar, não deixar objetos no interior do carro, certificar se o carro foi trancado, podem ser esquecidas na correria do dia a dia. Então, fique ligado! Clique aqui e veja as principais medidas contra o roubo e furto de veículos.

“A situação está crítica. Os policiais estão sobrecarregados, mas se empenhando ao máximo para prestar um serviço de qualidade à sociedade e frear essa onda de violência. Reiteramos que essa crise é fruto da falta de investimentos e de valorização dos profissionais da segurança pública”, disse, Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES.

JUNTOS SOMOS FORTES, UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS!

COMUNICADO

Governo anuncia pagamento dos servidores para o dia 24/02 (sexta - feira)

 

CONVÊNIOS

 

Rua Alberto do Oliveira Santos, nº 42, Ed. Ames, Salas 1805 a 1809, Centro Vitória, ES. CEP 29010-901. Tel. (27) 3223-1844