CURSO DE FORMAÇÃO PARA CONVOCADOS EM CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL COMEÇA DIA 31 DE MAIO

Comunicação SINDIPOL-ES | 06/05/2021

news

Os 418 candidatos convocados no concurso para diversos cargos da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) iniciarão o curso de formação no dia 31 de maio. A data foi anunciada pelo delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda. O concurso teve suas vagas ampliadas. São 150 vagas para investigador de polícia, 100 vagas para escrivão de polícia, 76 para perito oficial criminal, 50 para auxiliar de perícia médico-legal, 30 para médicos legistas, seis para psicólogo e seis para assistente social.

Em março deste ano, a Polícia Civil firmou parceria com Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), que possibilitou que a primeira parte das disciplinas seja oferecida na modalidade on-line, com transmissão em tempo real. A adequação foi necessária para dar continuidade ao certame, que sofreu com atrasos provocados pela pandemia do novo Coronavírus.

Já a segunda etapa acontecerá de forma presencial, com aulas ministradas pela Academia da Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol). A previsão é que os novos policiais estejam aptos a assumirem seus cargos em novembro deste ano.

DEFASAGEM

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo lutou pela ampliação do número de vagas para o concurso público e conseguiu. Porém, o número de policiais que irão reforçar o efetivo ainda não é suficiente para suprir a defasagem crescente no quadro operacional.

Pelo levantamento do Sindipol/ES, a defasagem na Polícia Civil capixaba supera 60% em alguns Departamentos. Situação que se agrava com o pedido de aposentadoria de muitos policiais e por causa dos afastamentos durante a pandemia.

“Temos o compromisso de cobrar abertura de um novo concurso e temos cobrado. Sabemos que muitos policiais estão sobrecarregados. A defasagem e a sobrecarga de trabalho comprometem o sistema de segurança pública”, pontuou Aloísio Fajardo, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo.

FORÇA, UNIÃO E LUTA