03-de-dezembro-dia-do-delegado-de-policia

Nesta segunda-feira (03), é celebrado o Dia do Delegado de Polícia. Essa data foi escolhida porque em 03 de dezembro de 1841, o Imperador Dom Pedro II promulgou a lei n° 261 que instituía o cargo de delegado de polícia.

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) parabeniza a todos os delegados, e em especial, aos da PC/ES pelo esforço, dedicação e compromisso com a segurança da população capixaba.

As atividades exercidas pela autoridade de polícia como, por exemplo, os delegados da PC/ES, são de fundamental importância na investigação criminal, por operacionalizar o sistema da polícia judiciária, justiça criminal, na preservação da ordem pública e segurança das pessoas e do patrimônio.

Apesar de hoje ser um dia importante para o reconhecimento das atribuições do delegado, é também importante salientar sobre as más condições das delegacias, a falta de recursos materiais e humanos que refletem nas condições de trabalho e desvalorização profissional.

Segundo o presidente do Sindipol/ES, Jorge Emílio Leal, às condições dignas de trabalho só podem ser alcançadas através de uma política de Estado realmente reestruturante e investimentos na segurança pública, além da valorização do profissional.

“Apesar do risco ser inerente à atividade policial, os policiais civis, dentre eles o delegado de polícia, tendo em conta o seu comprometimento integral e dedicação exclusiva com as atribuições do seu cargo na segurança da sociedade, devem trabalhar em condições adequadas e com o mínimo de segurança para desempenhar o seu papel com louvor. Por isso, é importante valorizar e reconhecer a sua função e atribuições a fim de se alcançar uma polícia civil mais eficaz e cidadã”, disse.