casagrande-anuncia-retomada-do-estado-presente-contra-a-violencia-no-es

Renato Casagrande disse que a política de segurança pública implantada entre 2011 e 2014 não teve continuidade na gestão Paulo Hartung e a consequência foi o avanço da criminalidade. Sindipol/ES é favorável ao programa, desde que ele venha acompanhado de políticas estruturantes que valorizem os policiais capixabas.

Diante de uma violência que parece não dar trégua para a população, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta segunda-feira (18/02) a volta do programa Estado presente. Com a retomada da política de segurança pública iniciada em sua primeira gestão, Casagrande explicou que as polícias irão trabalhar de forma integrada, com tecnologia e inteligência na prevenção de crimes. O governador também destacou a importância de projetos sociais.

“Política de segurança pública não se faz apenas com policiais nas ruas, por isso, é importante estimular projetos sociais”, comentou.

DEFASAGEM DE POLICIAIS

Como reflexo da falta de uma política de segurança nos últimos quatro anos, Casagrande citou a defasagem no número de policiais no Espírito Santo. Segundo ele, são 3 mil policiais a menos, comparado com o período em que ele foi governador do estado. Mesmo assim, com a retomada do programa, Casagrande disse que a população devera ver mais policiais nas ruas.

“A população vai sentir uma polícia mais eficiente e integrada. Vai ver mais polícia na rua, mas, você sabe que tem que ter polícia. Nós deixamos o estado com 10 mil policiais militares e estamos recebendo com 8 mil militares. Deixamos a Polícia Civil com 2.600 policiais e recebemos com 2000 mil policiais civis. Então, a população vai ver mais policiais nas ruas, mas a tarefa de recuperar a segurança pública não é algo que se faz no estalar de dedos”, pontuou.

O levantamento feito pelo Sindicato dos Policiais Civis apontou uma defasagem ainda maior no quadro operacional da PC/ES. Para o Sindipol/ES, os números indicam que a defasagem no quadro de funcionários operacionais da Polícia Civil do Espírito Santo já supera os 60%. O estado conta apenas com 1.900 policiais civis e 300 podem se aposentar a qualquer momento.