04-de-dezembro-dia-do-perito-criminal

No dia 04 de dezembro comemora-se o Dia estadual do Perito Criminal.

O dia foi escolhido pela Associação Brasileira de Criminalística (Abc) em memória ao perito criminal Otacílio de Souza Filho, nascido no mesmo dia. Otacílio é considerado o pai da perícia criminal no Brasil. Ele faleceu enquanto exercendo a profissão. O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) parabeniza todos os profissionais, em especial, os peritos sindicalizados da Polícia Civil capixaba, pelo exercício da sua função em prol da verdade e da justiça.

O perito criminal é o responsável por colher provas por meios técnicos e os vestígios que possam solucionar crimes. São os peritos que analisam armas utilizadas, que fazem exames no corpo de vítimas, trabalham na reconstrução da cenas de crime, colhe impressões digitais entre outras funções.

Apesar do trabalho desses profissionais ser imprescindível para a Justiça do Espírito Santo, o perito criminal ainda é um profissional pouco conhecido pela sociedade. No Espírito Santo, por exemplo, muitos irmãos policiais são verdadeiros guerreiros que fazem o impossível para solucionar crimes, mesmo trabalhando em condições precárias.

PERITO CRIMINAL

“FORÇA, UNIÃO E LUTA”