sindipol-es-alerta-policiais-civis-sobre-pagamentos-de-ipva-e-licenciamento-de-veiculos

Para evitar surpresas desagradáveis, a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo reforça que os boletos e documentos não estão sendo entregues pelo correio. O Sindipol/ES também faz o alerta sobre os prazos para o pagamento do imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Licenciamento dos veículos.

IPVA

Os policiais civis que ainda não pagaram o IPVA precisam correr contra o tempo. No caso de veículos leves, independentemente do final da placa, a cota única ou a primeira parcela do IPVA venceu em abril. O pagamento pode ser parcelado em quatro vezes.

No caso de veículos pesados, o calendário de vencimentos começou em março.  Os proprietários de veículos pesados poderão dividir o IPVA em duas parcelas.

BOLETOS ONLINE

crlv-e-1 site
Divulgação: Detran/ES

Os boletos não estão sendo encaminhados para os endereços dos motoristas e proprietários de veículos automotores. Eles estão disponíveis pela internet desde janeiro. A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) pode ser feita pelo site da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) ou no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Quem for usuário de aplicativos de banco pode pagar os boletos direto no telefone, ou anotar o código gerado e pagar em um caixa eletrônico. Clientes do banco Banestes podem consultar e pagar o IPVA, o licenciamento, o DPVAT e multas direto no aplicativo.

LICENCIAMENTO

É um documento de porte obrigatório que não é mais emitido em papel moeda nas unidades do Detran e nem encaminhado para o endereço de motoristas e proprietários de veículos no Espírito Santo.

Para pagar o Licenciamento é necessário acessar o site do Detran, escolher a opção “Veículos” eCRLV-digital detranselecionar os débitos que deseja pagar: IPVA, Seguro DPVAT, Licenciamento e multas, se houver.

Para gerar o Documento Único de Arrecadação (DUA), que é o boleto de pagamento, será necessário informar a placa e o renavam do veículo.  Somente será possível emitir o Certificado de Registro de Licenciamento Anual do Veículo (CRLV) após quitar todos os débitos. O Detran|ES recomenda que o cidadão aguarde pelo menos 24 horas para que seja realizada compensação bancária.

No estado, também existe o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico. É o mesmo documento, mas na versão digital. Saiba como imprimir o licenciamento anual aqui.

DÚVIDAS

De acordo com o site do Detran, para tirar dúvidas é só entrar em contato com a área de Veículos, exclusivamente pelo Whatsapp: (27) 98802-4235 / 99948-3606 / 98817-6026. Ou pelos e-mails: sgv@detran.es.gov.br / renavam@detran.es.gov.br.

FORÇA,UNIÃO E LUTA