secont-recebe-premiacao-pelo-combate-a-corrupcao

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) foi eleita à instituição pública mais lembrada do Brasil em 2016. O secretário, Eugênio Ricas, esteve em São Paulo na última quinta – feira (11), onde recebeu o prêmio durante o 5º Congresso Internacional de Compliance.

A eleição da Secont como órgão público com a atuação mais relevante na área ocorreu pelo destaque na aplicação da Lei Anticorrupção. A votação ocorreu de forma popular através da internet.

O Secretário

Eugênio Ricas é formado pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte/MG desde 1999. Foi delegado de polícia no Estado do Mato Grosso de 2002 a 2003, atuando no combate ao Crime Organizado. Em 2003, tomou posse como delegado federal e veio para o estado, onde atuou no município de Vila Velha.

Ricas foi secretário de Justiça do Espírito Santo entre os anos de 2014 e 2016 quando assumiu a Secont. De lá pra cá, se mostrou implacável no combate a corrupção no estado. Sobre a premiação, em entrevista concedida ao portal do ES, Eugênio destacou o trabalho de toda secretaria.

“Esse é um reconhecimento do trabalho que a Secont vem desenvolvendo. Somos o primeiro Estado a aplicar a Lei Anticorrupção, a criar uma estrutura administrativa para isso. Já temos 31 processos em andamento, 10 condenações. A premiação coroa todo esse esforço que vem sendo feito, voltado para a busca da integridade na gestão pública e o combate à corrupção”, afirmou.

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) parabeniza o trabalho de toda Secont.

“Combater a corrupção é de extrema importância. Vivemos um momento onde essa situação é cada vez mais frequente no país, o que é lamentável. Gostaria de parabenizar o secretário e todos os demais membros da secretaria por essa premiação”, disse, Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES.

Fonte: site do ES, Secont.

Foto: Arquivo pessoal/ Eugênio Ricas