sindipoles-patrimonio-do-policial-civil-capixaba-completa-27-anos

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) fez aniversário no último domingo (11/06). São 27 de história, lutas e conquistas pelos profissionais da Polícia Civil capixaba.

Em quase três décadas de existência o Sindipol/ES foi o responsável por diversas mudanças positivas para o policial civil do ES. A retirada dos presos das delegacias é apenas um exemplo. As unidades policiais ficavam abarrotadas de presos e o risco que os policiais corriam era imensurável. Foi o Sindipol/ES que conquistou a incorporação de 12 horas na escala especial, que cobrou e conseguiu mudanças na Lei de promoção, além da diminuição de referências na tabela de subsídio, o reconhecimento da aposentadoria especial para ambos os sexos e a criação da categoria “Especial”.  O Sindipol/ES também participou ativamente na batalha pelo reconhecimento do nível superior para os investigadores de polícia.

RETORNO AO CONSELHO DE POLÍCIA

Outra grande conquista do Sindicato dos Policiais Civis do estado foi o retorno ao Conselho de Polícia. O Conselho analisa diversas questões sobre o exercício da polícia administrativa, técnica e judiciária, e também avalia a Academia da Polícia Civil e zela pelo cumprimento do Código de Ética Policial. É o Conselho que também decide e opina nas questões ligadas à pessoal, concessão de recompensas, permissão para afastamentos, prorrogação de prazo de permanência de autoridades policiais nas unidades e aplicação do regime disciplinar.

Apesar de toda sua importância, o Sindicato dos Policiais Civis capixaba participou por 11 anos do Conselho de Polícia, mas foi tirado sem maiores explicações e ficou seis anos fora do Colegiado. A retomada da cadeira do colegiado era uma das metas da atual diretoria Sindipol/ES, que agora terá ainda mais força para discutir e participar de decisões que refletem em toda categoria.

INVESTIGADORES NOMEADOS

Durante esses 27 anos, o Sindicato também acompanhou de perto e deu forças para os investigadores aprovados no concurso de 1993. Foram mais de 20 anos de luta para a nomeação dos investigadores. O Sindipol/ES estava lá e vai continuar apoiando os investigadores de 1993. Nem todos que passaram no concurso estão trabalhando.

DEPARTAMENTO JURÍDICO MAIS FORTE

Sem diálogo e negociação com o governo que há anos nega direitos garantidos em lei aos policiais civis, o Sindipol/ES fortaleceu seu quadro de advogados e investiu em uma equipe técnica e especializada para defender os policiais na justiça, nas áreas administrativa, civil e criminal. O corpo jurídico do sindicato fornece apoio ao sindicalizado de norte a sul do estado. Foram diversas ações ganhas, processos que garantiram condições dignas de trabalho, reposição do efetivo policial e infraestrutura em delegacias. Os advogados do Sindipol/ES também defenderam até a saúde mental dos policiais civis. Venceram, pelo menos, três casos, provando que alguns policiais sofrem de doenças ocupacionais e devem ter seus direitos assegurados.  Decisões que afetam toda categoria. Saiba mais.

A partir das inspeções sindicais e com um corpo jurídico forte, o Sindipol/ES denunciou as péssimas condições das delegacias do Espírito Santo aos órgãos competentes. Algumas delegacias já foram até reformadas e algumas unidades policiais que estavam fechadas reabertas, como a Delegacia Regional de Alegre.

Em 2016, o Sindipol/ES fez um raio-x das delegacias do estado e entregou ao Ministério Público do Trabalho (MPT), que criou uma força tarefa para apurar a realidade de 38 delegacias. Saiba mais.

O SINDIPOL/ES E SUA ESTRUTURA

A atual diretoria do Sindipol/ES teve o cuidado de regularizar os documentos da sede administrativa, recreativa e do estande de tiro para oferecer ao policial sindicalizado uma estrutura à altura do seu papel e de sua importância na sociedade.  Hoje, o Sindicato possui uma Sede Administrativa própria e com uma equipe de profissionais capacitada para atender todos os filiados e dependentes.  É lá que os sindicalizados encontram apoio jurídico, aposentados e pensionistas, e conseguem mais informações sobre os convênios firmados pelo Sindipol/ES.

 Além da área administrativa, o policial sindicalizado também possui uma Sede Recreativa de dar inveja. Localizada numa das regiões que mais se valorizam no estado, aos pés do Mestre Álvaro, o Clube do Sindipol/ES oferece lazer completo. A Sede Recreativa do Sindipol/ES está sendo aprimorada. O espaço verde e os atrativos, como piscinas e campos de futebol, são grandes opções para toda família se divertir, mas a diretoria do sindicato está investindo em calçamento, paisagismo, jardinagem e na subestação elétrica do local. O que já é bom vai ficar ainda melhor.  Veja aqui.

 ESTANDE DE TIRO

A atual diretoria do Sindipol/ES tem investido bastante em melhorias e na modernização do patrimônio do policial civil sindicalizado. Todo esse investimento fez o Estande de Tiro do Sindicato um dos três melhores de todo país, de acordo com especialistas no assunto. Ele é um espaço usado para o aperfeiçoamento do policial, mas também recebe competições locais, nacionais e internacionais.

São dez baias de tiro, entre elas, a de 100 metros utilizada em cursos de armas longas, 10 mil metros quadrados de cobertura verde, um estacionamento que comporta mais de 100 veículos, recepção, salas de recarga de munição e cofre. Em 2015, o Estande recebeu o Certificado de Registro emitido pelo Exército. O documento garante a aquisição de armamento, munição, armazenamento de armamento e munição, ser uma empresa de instrução de tiro, recarregar munição e usar o espaço para uso desportivo (associação de tiro). Saiba mais.

O SINDICATO É PATRIMÔNIO DO POLICIAL CIVIL

O Sindipol/ES nasceu da Associação dos Policiais Civis do estado e, hoje, representa e oferece apoio jurídico, conforto, praticidade e entretenimento para todos os profissionais da PC/ES. É um sindicato formado e até hoje gerido por policiais civis de vários cargos e setores. Começou com o delegado Custódio Ferrat Castelani (1990 – 1994) como presidente. A Escrivã Maria Helena Vasconcelos Silva veio em seguida (1994 – 1997). Ela mudou o sistema do Sindicato para secretariado. O primeiro secretário geral foi o delegado Gilson Lopes (1997-1999), o investigador José Rodrigues Camargo foi o segundo. Camargo assumiu o função de Secretário Geral com a saída do delegado Gilson Lopes, que se candidatou a deputado estadual, e o investigador permaneceu no cargo por 12 anos. O investigador Willians Bermudes Nunes (Bigú) também foi secretário geral do Sindipol/ES (2009-2012), seguido de Jorge Emílio Leal (2012 a 2019). Jorge Emílio Leal realizou um Congresso, sugeriu mudanças no estatuto e a volta para o sistema presidencialista. Ele está no segundo mandato como presidente do Sindipol/ES.

TODOS os policiais civis capixabas fazem parte da representação do Sindipol/ES; agente de polícia, assistente social, auxiliar de laboratório, auxiliar de perícia médico legal, delegado de polícia, escrivão de polícia, fotógrafo criminal, investigador de polícia, perito bioquímico toxicologista, perito criminal especial, perito criminal, perito papiloscópico e psicólogo.

Temos muitos desafios pela frente para superar. Ainda necessitamos de uma data base, da reposição salarial com base na inflação e de melhores condições de trabalho, mas só conseguiremos com um Sindipol/ES forte e unido. Por isso, Policial civil, seja sindicalizado. Nossos direitos foram conquistados e as lutas irão continuar. 

fala presidenteFala presidente

“É uma honra e um desafio muito grande representar milhares de servidores policiais civis. Muitos são os desafios, mas nossa vontade de uma polícia cada vez melhor supera as adversidades. No entanto, só com uma com organização sindical unida poderemos conquistar nossos direitos e prerrogativas na relação governo, servidor. Só com união conseguiremos lutar na defesa de toda categoria. Parabéns Sindipol/ES, parabéns policiais civis. Vamos nos unir, porque juntos somos fortes, unidos somos imbatíveis”, disse, Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES.

 

SINDIPOL/ES – PATRIMÔNIO DO POLICIAL CIVIL CAPIXABA!!!