feriado-prolongado-fique-por-dentro-do-funcionamento-do-sindipoles

Em virtude dos feriados da Independência do Brasil (07) e do Aniversário da cidade de Vitória (08), não haverá expediente na Sede Administrativa do Sindipol/ ES.  Contudo, o Departamento Jurídico estará de plantão todos os dias. Em caso de urgência, o policial civil poderá entrar em contato pelo telefone 99950 1844.

Já a Sede Recreativa estará de portas abertas esperando por toda a família policial civil durante o final de semana prolongado.

7 DE SETEMBRO

Nesta quinta-feira (07) é celebrada a Independência do Brasil. A data é um marco na história do país, quando em 1822 chegou ao fim o domínio político da corte portuguesa.

Em terras capixabas, o tradicional desfile cívico-militar será realizado pela primeira vez no município de Linhares, contando com a participação dos policiais civis, escolas, sociedades organizadas, forças militares, entre outros.

Clique aqui e veja a programação completa da Semana da Pátria no ES

Independência ou morte!

Em 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro tomou a decisão definitiva sobre as ordens da Coroa Portuguesa para que retornasse. A declaração é replicada até hoje nos livros de história. “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico”. Por conta do discurso, o episódio ficou conhecido como Dia do Fico.

Apesar da decisão de Dom Pedro, os confrontos com a corte portuguesa permaneceram e chegaram ao ponto de, sempre amparado pelas elites e o Partido Brasileiro, o príncipe regente determinou a ruptura política entre Brasil e Portugal.

Em 7 de setembro de 1822, foi proclamada, oficialmente, a independência do Brasil, em São Paulo. Quando regressou ao Rio de Janeiro, Dom Pedro foi aclamado imperador e coroado com o título de Dom Pedro I, em dezembro de 1822.

Embora tenha sido de grande valor, à época, o fato histórico não provocou mudanças sociais no Brasil. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão e a distribuição de renda desigual continuaram. A elite agrária, que deu suporte a D. Pedro I, foi quem mais se beneficiou.

ANIVERSÁRIO DE VITÓRIA

A capital do Espírito Santo completa 466 anos nesta sexta-feira (08 de setembro).  Vitória foi fundada após uma intensa e difícil batalha entre portugueses e os índios que viviam na ilha. Ao contrário de outras regiões do país, os índios de Vitória foram contra a invasão portuguesa e lutaram pela sua terra. Assim, Vitória foi uma das primeiras cidades que surgiram com a chegada dos colonizados. É uma das capitais mais antigas do Brasil.

A capital do estado tem uma localização privilegiada e é cercada por belezas naturais. Vitória possui o segundo melhor índice de desenvolvimento urbano do país. Foi considerada 2º melhor cidade do Brasil para se viver e para se envelhecer, por isso, atrai bastante pessoas pela qualidade de vida que oferece aos moradores.

Em Vitória fica a Chefatura de Polícia, a sede administrativa do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo e outros patrimônios dos capixabas e dos policiais civis. Para comemorar o aniversário de Vitória, a prefeitura montou uma programação especial que contempla gastronomia, esporte, lazer e turismo. Veja aqui.

O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo parabeniza a capital do estado pelo seu aniversário. Parabéns, Vitória.

JUNTOS SOMOS FORTES, UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS!