tragedia-em-linhares-governo-mente-e-diz-que-policia-civil-esta-formando-medicos-legistas

Os dois últimos legistas aprovados em 2013 terminaram o curso na Acadepol no mês passado e a Acadepol não tem previsão de formar novos profissionais. No final de semana, duas crianças morreram carbonizadas em Linhares, Norte do Espírito Santo. Os corpos passaram por dois Serviços Médico Legal do interior do Espírito Santo e tiverem que seguir para Vitória devido a falta de profissionais e de estrutura nas unidades. O  Sindipol/ES já havia denunciado precariedade nos departamentos. Veja as fotos registradas durante inspeções sindicais em maio de 2017.

Uma tragédia que abalou todo o Espírito Santo. No sábado (21/04), os irmãos Joaquim e Kauã, de três e seis anos de idade estavam dormindo quando o fogo começou no quarto deles.  O pai dos meninos estava em casa e tentou ajudar, mas não conseguiu. Quando os bombeiros chegaram os dois irmãos já estavam mortos. Os corpos foram carbonizados, o que dificultou a identificação.

FAMÍLIA SOFRE POR FALTA DE ESTRUTURA NA POLÍCIA CIVIL CAPIXABA

Após a tragédia, a família de Linhares ainda sofreu pela falta de estrutura da PC/ES. Os corpos foram encaminhados para o Serviço Médico Legal de Linhares, mas na unidade não tinha médico legista, por isso, seguiram  para Colatina. Percorreram 74 km, só que em Colatina a família se deparou novamente com a falta de estrutura no Serviço Médico Legal. O SML também não tem estrutura e condições para realizar exame de DNA, necessário na identificação dos corpos. Por isso, os restos mortais das duas crianças foram levados para Vitória e o resultado do exame deve sair em 15 dias.

A precariedade do SML de Linhares já havia sido denunciada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo ao Ministério Público do Trabalho. Depois de muita cobrança, o Governo capixaba começou a reformar o Serviço Médico Legal em fevereiro de 2018. Veja aqui.

Porém, a falta de policiais civis para trabalhar no SML continua sendo um problema.

“Isso é realmente inadmissível. Temos uma família traumatizada por uma tragédia que vai sofrer mais ainda pela falta de investimentos do Governo do Estado na Polícia Civil. Como um SML pode funcionar sem médico legista? É realmente uma vergonha”, disse Jorge Emílio Leal, presidente do Sindipol/ES.

GOVERNO MENTE PARA IMPRENSA E DIZ QUE ESTÁ FORMANDO NOVOS MÉDICOS LEGISTAS

Após a morte dos irmãos em Linhares, a imprensa questionou a falta de médicos legistas no SML de Linhares. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SESP) disse que o curso de formação para médicos legistas está em fase final e após o processo ser concluído, o serviço será normalizado em Linhares. Porém, o Sindicato dos Policiais Civis fez contato com a Academia de Polícia (Acadepol) e foi informado de que não existe nenhuma turma de legistas em formação.

De acordo com Acadepol, os últimos dois legistas do concurso de 2013 terminaram a formação há 30 dias e já estão trabalhando. Segundo a Acadepol, a Polícia Civil não tem previsão para formar novos legistas. O Sindipol/ES lembra que o último concurso tinha apenas sete vagas para legistas.

Recentemente, o Governo anunciou um novo concurso público para a PC/ES, uma das exigências do Sindipol/ES para melhorar a qualidade do serviço oferecido pela Polícia Civil ao cidadão. O novo concurso prevê 15 vagas para médicos legistas, número que ainda não será suficiente para repor a defasagem no quadro operacional.

De acordo com o levantamento feito pelo Sindicato dos Policiais Civis, a defasagem supera 60 %. O número é ainda maior na Superintendência de Polícia Técnico-científica (SPTC), 80%.

“O DML de Vitória e os SMLS do Espírito Santo estão subordinados a SPTC, onde a defasagem chega a 80%. O Governo está mentindo ao dizer que está formando novos legistas. Assim como no SML de Linhares, faltam profissionais em todos os departamentos da Polícia Civil capixaba. A PC/ES está em colapso pela falta de investimentos do atual e dos antigos governos”, finalizou o presidente do Sindipol/ES.

JUNTOS SOMOS FORTES, UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS!!!