SINDIPOL/ES E MANIFESTA SOBRE CENTRAL DE TELEFLAGRANTE DA POLÍCIA CIVIL

Comunicação SINDIPOL-ES | 21/07/2021

news

O Sindipol/ES vem a público declarar que não é contra o avanço tecnológico na Polícia Civil capixaba, pelo contrário, porém, não concorda com a extinção das Delegacias de Plantão que está sendo proposta com a implantação da Central de Teleflagrante.

Para o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo, a medida pode ser adotada em caráter excepcional durante a formação dos novos policiais na Acadepol e enquanto o Governo não abre concurso público para todos os cargos.

Nesse momento, para aumentar a segurança da população e a efetividade da Polícia Judiciária, o Sindicato acredita que a Central de Teleflagrante deve ser implantada justamente nas delegacias onde não acontecem Plantões por falta de efetivo, principalmente no interior do estado, como em Santa Teresa, Domingos Martins e Rio Bananal, por exemplo.

O Sindipol/ES fundamenta sua posição, lembrando que muitas ações em flagrante são desenvolvidas através da expertise do policial civil, e que o contato pessoal durante os depoimentos e oitivas preliminares é muito importante para o trabalho de investigação. Com a Central de Teleflagrante, o contato será apenas virtual.

O QUE É?

A proposta da Central de Teleflagrante é lavrar os Autos de Prisão por meio de videoconferência. Com isso, os policiais ficariam na Central, em Vitória, recebendo informações, documentos e colhendo depoimentos de presos e agentes públicos de outras cidades remotamente. O projeto piloto começa em agosto, nos municípios de Guarapari e Aracruz. Em seguida será ampliado para São Mateus e Linhares.

FIM DOS PLANTÕES

Com o argumento de agilizar os atendimentos nas Delegacias de Plantão e direcionar parte do efetivo atual para as atividades fins da Polícia Civil, o projeto do Governo vai acabar com os Plantões nas Delegacias Regionais, o que para o Sindipol/ES é um retrocesso.

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo reforça que o Governo do Estado deve recompor o quadro de profissionais da Polícia Civil, para que todas as Delegacias Regionais tenham Plantão.

FORÇA, UNIÃO E LUTA

Endereço: BR-101, S/N - KM 272