Na manhã desta terça-feira, o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (SINDIPOL/ES) participou de uma reunião com representantes do projeto ‘Cuide-se Policial’. A reunião, realizada na sede do SINDIPOL/ES, contou com a presença do vice-presidente do sindicato, Clóvis Guioto, e da diretora regional Paola Ruzzene.
No encontro, o projeto foi apresentado por seu idealizador, o perito criminal Erick Guimarães, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), gerando um proveitoso diálogo entre a equipe do ‘Cuide-se Policial’ e a Diretoria do Sindipol/ES. Durante o encontro, foram discutidos diversos desafios enfrentados pelos policiais no exercício de suas funções e as pressões inerentes ao cotidiano da profissão.
Questões relacionadas à saúde física e mental dos agentes de segurança foram abordadas de maneira franca e objetiva, com o objetivo de traçar estratégias efetivas para melhorar as condições de trabalho e promover uma cultura de bem-estar dentro das instituições policiais.
Com o aumento da necessidade de dar a devida atenção para a temática, nos últimos meses, o Sindipol/ES vem participado de forma ativa em discussões relacionadas à saúde mental dos policiais civis, tanto os da ativa quanto os que já estão aposentados. Através desse trabalho, alguns sindicalizados concordaram em participar da pesquisa 'Soma-SI - Programa de Autogerenciamento do Bem-Estar a partir da Análise do Estresse de Agentes de Segurança Pública do Espírito Santo', executada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), que revelou dados inéditos sobre o estado mental dos servidores de segurança pública do Estado.
O vice-presidente do Sindipol/ES, Clóvis Guioto, e a diretora Paola Ruzzene são membros eleitos do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (COESP), da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp). Paola também está atuando como relatora da Comissão de Atenção a Saúde do Trabalhador no conselho. Com a representatividade do Sindicato dentro do Coesp, muitas demandas e preocupações da categoria policial civil vem sendo apresentadas pelos diretores às autoridades responsáveis.
Segundo a diretora Paola Ruzzene, uma das atuais prioridades do Sindicato é conscientizar os policiais para que haja um aumento da participação da categoria em pesquisas desse tipo. “Estamos trabalhando para que nossos policiais participem mais dessas pesquisas. Com a participação da categoria, serão gerados dados científicos que podem comprovar a precarização da relação de trabalho, o que vai resultar em ações para efetuar melhorias com o intuito de estabelecer uma relação mais humanizada”, disse Paola.
Após a reunião, o vice-presidente Clóvis Guioto ressaltou o compromisso dos diretores em tratar dos interesses e demandas da categoria. “A reunião que realizamos faz parte do trabalho que exercemos tanto como diretores do Sindipol quanto como membros eleitos do Coesp. Seguimos com nosso compromisso com os sindicalizados em tratar de todas as demandas que são de interesse da categoria policial civil”, afirmou Clóvis.
O Sindipol/ES seguirá dialogando com membros da categoria e com autoridades responsáveis para que demandas relacionadas à saúde física e mental dos policiais civis possam ser atendidas, aumentando a qualidade de vida e trabalho de todos que fazem parte da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).
Texto: Rachel Nunes
Assessoria de Comunicação – Sindipol/ES
Rachel Nunes
(27) 99998 – 1844
comunicacao@sindipol.com.br